Banner
Opinião

Coluna ARGUMENTOS, segunda-feira, dia 04 de agosto de 2025.

Governo Estadual Header

Conferência Petróleo e Gás

Na última sexta-feira, 1º de agosto, o município de Oiapoque foi palco da Conferência Petróleo e Gás, realizada pelo Governo do Amapá em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP). O evento reuniu especialistas, gestores públicos, empresários e representantes da indústria para discutir as perspectivas econômicas e os caminhos para a qualificação profissional e a inserção regional no promissor mercado de petróleo e gás.

Iniciativa

O resultado do PAC Seleções Educação, divulgado nessa quarta-feira, 24,trouxe uma excelente notícia para a educação do Amapá. Com articulação do deputado federal Dorinaldo Malafaia (PDT) junto ao Ministério da Educação, o estado foi contemplado com a construção de oito creches e a destinação de dez ônibus escolares, beneficiando diretamente 15 municípios amapaenses.

COP30

A COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, está chegando. Faltam apenas 100 dias para o evento acontecer entre 10 e 21 de novembro, em Belém, no Pará. O Amapá, estado mais preservado do Brasil com 97% de floresta nativa preservada e 73,5% do território com áreas protegidas, que investe em um modelo econômico sustentável alinhado à preservação ambiental, com esse grande potencial no mercado da bioeconomia e na economia de baixo carbono busca atrair investidores no espaço de negociações que reúne líderes globais.

Fórum Estadual

O Amapá será palco do Fórum Estadual de Formação Esportiva no próximo dia 19 de agosto. O evento será realizado no Centro de Convenções do CEAP, e contará com a presença de grandes nomes do esporte brasileiro, como Magic Paula, Lars Grael e André Heller. Voltado a atletas, professores, dirigentes de clubes, gestores e interessados no desenvolvimento esportivo, o fórum é gratuito e tem o objetivo de fortalecer a formação de base no estado.

Super Fácil das Águas

Após realizar mais de 6 mil atendimentos em comunidades ribeirinhas de Mazagão, o Governo do Amapá estará, entre os dias 5 e 11 de agosto, com a segunda edição do Super Fácil das Águas, no município de Itaubal. A Unidade Móvel Fluvial de Cidadania percorrerá cinco polos de atendimento, beneficiando dezenas de comunidades ribeirinhas com serviços públicos, garantia de direitos e dignidade para a população que vive em regiões de difícil acesso.

Plano de Descarbonização

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) lançou oficialmente seu Plano de Descarbonização, com o propósito de contribuir com a preservação do meio ambiente e com uma gestão pública mais eficiente e responsável. A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

AS ÚLTIMAS

FISCALIZAÇÃO  Nesta a semana, a equipe de fiscalização Procon-AP percorreu o centro comercial de Macapá e Santana, inspecionando importadoras, papelarias e livrarias em mais uma fase da operação “Volta às Aulas”. 16 estabelecimentos foram visitados. Durante a ação, foi constatada a comercialização de produtos vencidos, totalizando mais de 170 itens recolhidos. Entre os produtos retirados de comercialização, destacam-se grandes volumes de tintas, colas escolares e tintas spray que estavam vencidos. Os estabelecimentos foram autuados e terão o prazo de 20 dias para apresentar suas defesas. Posteriormente, os processos serão enviados para a equipe jurídica do Procon, que emitirá um parecer sobre cada caso.

PRODUÇÃO RURAL Com foco no desenvolvimento sustentável, na valorização dos recursos amazônicos e na promoção da bioeconomia, o Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) tem participação confirmada na 54ª Expofeira, evento realizado pelo Governo do Estado, com uma ampla programação voltada ao fortalecimento da agricultura familiar e do extrativismo sustentável. Instalado em um espaço fixo no Parque de Exposições da Fazendinha, o Rurap vai oferecer oficinas, cursos, palestras, emissão da Carteira Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e exposições que evidenciam a integração entre a produção rural e a conservação ambiental. A proposta é posicionar o Amapá como referência em inovação sustentável na Amazônia, conectando agricultores, técnicos, pesquisadores, empreendedores e a população.

Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner