
Oiapoque
A aprovação conceitual do Plano de Proteção e Atendimento à Fauna Oleada (PPAF) ontem pelo Ibama representa o cumprimento de uma etapa no processo de licenciamento ambiental, mas não configura a concessão de licença para o início da realização da perfuração exploratória. A seguir virão vistorias e simulações, da efetividade do Plano.
Finanças
A cooperativa Sicredi Integração iniciou recentemente a 12ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF),uma iniciativa do FórumBrasileiro de Educação Financeira (FBEF) e promovida anualmente com a finalidade de levarinformações educativas tanto a adultos como a crianças e adolescentes.
Petróleo à vista
O Ibama aprovou ontem (19) o plano de proteção à fauna e o rito para licenciamento definitivo para as pesquisas por petróleo se aproxima. A aprovação conceitual do Plano de Proteção e Atendimento à Fauna Oleada é etapa que antecede ao Licenciamento Ambiental da Perfuração na Bacia da Foz do Amazonas.
Etapas
Durante esse período, o Sicredi realiza diversas ações em todo o Brasil com conteúdos a partir de cinco etapas: conscientizar, observar, organizar, preparar e sustentar. Eles são aplicados por meio da psicologia econômica e ciências comportamentais, que propiciam uma melhor compreensão dos hábitos em relação às finanças.
Negritude
À frente do palco do Festival Negritudes como mestre de cerimônias, Thiago Oliveira brilhou na edição 2025 do principal evento dedicado às narrativas negras no audiovisual. Com ingressos esgotados e o Galpão da Cidadania lotado, no Rio de Janeiro, ele comandou, ao longo da quinta-feira (15), uma programação intensa de debates, arte e música, reforçando a importância do festival para as novas gerações.
Defensor em Brasília
Defensor-geral do Amapá falou em Brasília sobre papel da Defensoria em sessão solene no Senado Federal, em comemoração ao Dia da Defensoria Pública. José Rodrigues ressaltou atuação decisiva da instituição no Amapá.
AS ÚLTIMAS
POLÍCIA – Nesta segunda-feira, 19, aconteceu a terceira fase da “Operação Harpia”, em uma ação conjunta entre as polícias Civil (PC) e Federal (PF). A ação efetuou 170 prisões, sendo 153 no Amapá, e o restante, 17, em Alagoas, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Paraná, Roraima, Amazonas, Santa Catarina e Pará.
A operação, de âmbito nacional, objetiva dar cumprimento aos decretos de prisão definitiva expedidos pelo Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap). Nesta edição foram cumpridos mandados de crimes letais violentos, como homicídios, além de estupro de vulnerável, furto, posse de arma de fogo, estelionato, entre outros.
COP – Estão abertas as inscrições para o evento “Pré-Cop 30” da Unifap, a fomentar debates e reflexões sobre a importância estratégica da Amazônia no contexto das mudanças climáticas e do desenvolvimento sustentável. Interessados podem se inscrever em https://www2.unifap.br/dpq/pre-cop-30/.
Com o tema “Diálogos Amazônicos: o meio do mundo na Pré-COP 30”, a programação ocorre de 21 a 23 de maio na Biblioteca Central da Unifap, localizada no campus Marco Zero do Equador. Podem participar estudantes de educação básica, graduação, pós-graduação, profissional ou técnico. O momento busca reunir pesquisadores, estudantes, líderes comunitários, gestores e demais interessados.
Compartilhe:
Deixe Seu Comentário abaixo: