Banner
Opinião

Coluna ARGUMENTOS, sexta-feira, dia 02 de junho de 2023.

Olimpíada

A amapaense Wanna Brito, de 26 anos, foi convocada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro(CPB) para integrar a seleção brasileira que vai disputar o Mundial de Atletismo, em Paris, na França, no período de 8 a 17 de julho. O Mundial é o primeiro após os Jogos de Tóquio 2020 e deve ser o maior evento paralímpico a ocorrer na capital.

Homenagem

O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, desembarca nesta sexta-feira, 02, em Macapá para lançamento do selo Institucional e o carimbo comemorativo alusivo dos 80 anos de criação do Amapá. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) fará o rito de obliteração do selo “Amapá 80 anos”, contados a partir de 1943 com a separação do Pará.

Prazo

O senador Lucas Barreto disse, em relação à prospecção e exploração de petróleo e gás na costa do Amapá, que o trabalho, agora, é para superar alguma resistência do Ibama e dar suporte à Petrobras para realizar a perfuração. Ele disse ter recebido informação que em seis meses a empresa estará iniciando os estudos na Margem Equatorial.

Dinheiro injetado

Profissionais da educação, saúde, e demais áreas de governo receberam na terça-feira, 30, o aumento linear nos salários de 5,6%, que foi concedido pelo Governo do Amapá relativo a data-base do funcionalismo público.

Política

No rodízio dos parlamentares a presidir uma comissão da Câmara dos Deputados, coube ao amapaense Dorinaldo Malafaia (PDT/AP) anunciar que passou a Medida Provisória 1165 do programa Mais Médicos, aprovada na comissão mista do Congresso Nacional. O programa é a principal medida para ampliar a cobertura médica no país.

Uma voz

????????????????????????????????????

Empresário Glauco Cei, que preside o Sindicato da Indústria da Construção no Amapá, agora tem uma palavra de ordem nas manifestações em grupos de amigos: Acorda Amapá! Ele foi uma voz a bradar aos quatro cantos para alertar sobre a movimentação da classe política paraense que tenta convercer a Petrobras a levar de Oiapoque para Belém a base das operações de pesquisa por petróleo no litoral amapaense.

AS ÚLTIMAS

ESPORTE – A edição 2023 dos Jogos Escolares Amapaenses de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos promete ser uma das mais disputadas dos últimos anos. Mais de 120 escolas municipais, estaduais e privadas confirmaram presença. As inscrições encerraram na última quarta-feira, 31.
Agora, as escolas terão até o dia 7 de junho para a inscrição dos atletas matriculados nas instituições, que vão disputar modalidades coletivas e individuais olímpicas e paralímpicas.
Para Macapá, as fichas de inscrições podem ser entregues presencialmente no Ginásio Poliesportivo Avertino Ramos, na Rua Cândido Mendes, no Centro.

SAÚDE – O Hospital da Criança e Adolescente (HCA) e o Pronto Atendimento Infantil (PAI) registram 118 internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), nesta quinta-feira, 1º. Deste total, 85 crianças ocupam leitos clínicos nas enfermarias do HCA e PAI e outras 33 estão em leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com monitoramento de equipe multiprofissional 24 horas.
Desde que foi decretada a situação de emergência em saúde pública por conta do surto, o Amapá já registrou dez óbitos de crianças, todas menores de seis anos de idade. As mortes aconteceram de 13 de maio a 1º de junho, no HCA.

Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile