Banner
Opinião

Coluna ARGUMENTOS, sexta-feira, dia 14 de outubro de 2022.

Transição

O governador do Amapá, Waldez Góes, e o governador eleito, Clécio Luís, iniciaram, nesta quinta-feira, 13, o processo de transição de governos. Eles definiram o dia 17 de outubro para a apresentação dos membros das comissões de trabalho, que terão representantes da atual e da futura gestão e estão orientadas a desenvolver uma cooperação eficaz, democrática e transparente.

Apuração

Procuradores da República receberam representantes do ONS) na última semana, na sede do MMPF no Amapá. Na reunião, os membros do MPF foram informados sobre o funcionamento e as medidas adotadas pelo órgão acerca da coordenação das atividades de energia elétrica. A pauta centrou-se nos episódios recorrentes de falhas na distribuição de energia no Amapá.

Feira do Caranguejo

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, entregou nesta quinta-feira (13) a ampliação da Feira do Caranguejo. Com o novo espaço que contempla 44 empreendedores, os feirantes têm motivos de sobra para festejar. A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Feiras, criado para fomentar um conjunto de obras e estimular o empreendedorismo e a agricultura familiar no município.

Cirurgias Bariátricas

O Governo do Amapá deu início aos atendimentos no Ambulatório de Cirurgias Bariátricas (BARI SUS), que tem o objetivo de oferecer tratamento e acompanhamento de Cirurgia Bariátrica a indivíduos portadores de obesidade, associada a suas comorbidades. A unidade fica localizada na Rodovia Duca Serra, 887, no bairro Cabralzinho, ao lado do Super Fácil da Zona Oeste, e funcionará de segunda a sexta, nos horários de 8h às 12h e de 14h às 18h, exceto feriados.

Piso da Enfermagem

O Senado Federal deve analisar nos próximos dias a proposta do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) para a criação de um novo programa de repatriação de recursos do exterior, por meio do Projeto de Lei 2.482/2022, para custear o piso salarial dos profissionais da enfermagem. A ideia é usar a arrecadação dessa nova rodada de repatriação para custear o piso para estados e municípios pelos próximos quatro anos.

Chamada Escolar 2023

O Governo do Amapá divulga, nesta quinta-feira, 13, o edital para a Chamada Escolar do ano letivo de 2023, que acontece de 17 de outubro a 17 de novembro, em regime de colaboração com os municípios, de forma presencial e online.

AS ÚLTIMAS

Procedimentos – O Governo do Amapá assinou o contrato para a realização de cirurgias de Órtese, Prótese e Materiais Especiais (OPME) não padronizados – equipamentos específicos aplicados na assistência de tratamentos médicos e também de reabilitação, diagnóstica ou terapêutica. A diferença principal dos novos materiais que serão disponibilizados através do contrato é a especificidade das cirurgias onde serão utilizados. O Governo do Amapá já realiza procedimentos com materiais padronizados há bastante tempo. Contudo, quando o paciente possuía situações específicas como problemas complexos no joelho, quadril e úmero, ele era encaminhado ao Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

Água encanada – A água encanada chegou para moradores de quatro vilas do distrito de São Joaquim do Pacuí, zona rural de Macapá. O Governo do Amapá concluiu a implantação de 1,3 km de redes de água que beneficiarão todas as famílias nas vilas Damásio, do Gordo, Antônio e Salamita. As obras foram executadas pela Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), que desde julho, com a concessão dos serviços de água e esgoto das sedes municipais, passou a atuar somente nas comunidades rurais do estado, promovendo a expansão dos serviços de saneamento para os amapaenses que vivem longe das cidades.

Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile