Banner
A arrojada fachada do novo aeroporto de Macapá chama a atenção pela imponência | Foto: Breno Vinícius
Amapá

Novo aeroporto de Macapá entra em operação em dezembro

Cleber Barbosa, da Redação

As obras do novo Aeroporto Internacional de Macapá entram na reta final e agora a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) já anuncia uma data oficial para a entrega. Nas palavras do superintendente de Engenharia da Infraero, Adélcio Guimarães, o novo terminal de passageiros começa a operar em dezembro deste ano. Ele esteve em Macapá durante o fim da semana, para uma visita técnica ao canteiro de obras, numa articulação do deputado federal Vinícius Gurgel (PR-AP), que alocou recursos federais que garantiram a conclusão da obra.

Falando a CleberBarbosa.Net, o executivo da Infraero explicou que a nova gestão da estatal vem adotando medidas saneadoras e recuperando obras tidas como problemáticas – como é o caso do aeroporto de Macapá. “Fiquei muito satisfeito como encontramos o estágio da obra, em relação à última vez que estive aqui, como o eixo viário preparando e com a colocação do asfalto. Com relação às obras de construção civil a gente está finalizando e vamos partir agora para os acabamentos, pois na semana que vem chega o granito e da próxima vez vocês já não vão pisar na lama ou poeira”, disse Guimarães, em tom descontraído na coletiva que concedeu à imprensa local.

Modernidade
A Infraero também confirmou que um dos pedidos feitos pelo Amapá desde a retomada da obra, foi a instalação de três “finger”, como são chamadas tecnicamente as pontes de embarque dos passageiros. “Além de um acessório mais moderno, vai representar mais comodidade e conforto aos passageiros, seja sob sol ou sob chuva”, disse o deputado Vinícius Gurgel. O parlamentar também destacou a mobilização do consórcio responsável pela obra, que reúne 600 operários nessa reta final da conclusão da obra. “Isso é geração de emprego e renda”, disse ele.

Ainda segundo o deputado, a notícia da entrega desse novo terminal já começa a produzir resultados junto ao mercado de aviação civil. “Estamos trabalhando para trazer uma nova companhia aérea para operar em Macapá, aumentando a demanda de voos diários, já tendo obtido um aceno positivo da empresa aérea Avianca, que também opera voos internacionais, portanto poderá fazer um levantamento de viabilidade para também operar voos para países próximos, como a própria Guiana Francesa aqui do lado”, avalia Vinícius Gurgel.
A entrega do novo aeroporto, além de sistema aeroportuário, pode alavancar o desenvolvimento econômico do Amapá.

Capacidade instalada para 20 anos de demandas

Quando totalmente concluído, o complexo aeroportuário contará com 27 mil metros quadrados, quatro vezes maior do que o atual terminal de passageiros, com um sistema viário de acesso, novo pátio e terminal, além de algumas edificações complementares. O número de cabines de check in ampliará de 10 para 25.

Também estão sendo construídos, no pátio, três pontes de embarques, através de conectores, elevadores, dois níveis de escada rolante e, mais de 700 vagas para estacionamento de veículos, mais que o dobro da capacidade atual, que é de 150. E a capacidade de passageiros será de 5 milhões, anualmente. As obras estão previstas para serem concluídas em dezembro deste ano, com o início das operações, mas segundo a Infraero até março ainda poderão ser realizados serviços de acabamento e ajustes na infraestrutura aparente.

O pátio do aeroporto será capaz de abrigar até dez aviões, simultaneamente e, haverá três estruturas que protegerão os passageiros ao sair da aeronave. Trata-se de uma instalação nova, toda projetada, com características semelhantes a dos aeroportos mais modernos do mundo, o que vai melhorar muito a infraestrutura aeroportuária do Estado.

Leia também:

Infraero abre em agosto licitações para lojas do Aeroshopping

CURIOSIDADES

– Serão mais de 40 pontos comerciais, incluindo os escritórios das empresas aéreas, locadoras de automóveis, restaurantes, lanchonetes e 25 guichês de check in das companhias.
– O novo estacionamento, que será terceirizado, terá vaga para 700 veículos. Hoje são apenas 150 vagas.
– Atualmente o aeroporto movimenta 1,7 milhão de passageiros por ano; o novo terá capacidade para 5 milhões de passageiros/ano.

20 anos
Projeção em anos para a capacidade instalada do novo terminal de passageiros de Macapá.

Consórcio

Acompanhe vídeo com transmissão ao vivo da visita técnica

https://www.facebook.com/clebermacapa/videos/1760848973997476/

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile