Banner
Acácio, Aline, Abdon, Camilo, Leda, Luiz Carlos, Marcivânia e Vinícius, a nova bancada na Câmara | Arte: CB Net
Política

A nova composição da bancada do Amapá na Câmara dos Deputados

Cleber Barbosa, da Redação

Estácio mobile

O Amapá inaugura uma nova fase em sua representação política em Brasília, onde o “decano” da nova composição da bancada federal na Câmara dos Deputados tem apenas 40 anos de idade – Vinícius Gurgel (PR). Ele está em seu terceiro mandato no Congresso Nacional. Além dele, apenas Marcivânia Flexa (PCdoB) e André Abdon (PP) foram reeleitos nas eleições de 2018, ela para seu terceiro mandato e ele para o segundo. Mas na primeira passagem dela por Brasília foi na condição de suplente e não chegou a concluir aquela legislatura.

Entre os demais integrantes, existe mais alguém experiente, embora tenha vindo de um período de afastamento da capital federal por não ter sido reeleito em 2014, o deputado Luiz Carlos (PSDB). Nesse intervalo ele comandou a legenda no Amapá e também virou presidente da Macapá Previdência, portanto tem autoridade para falar (e legislar) sobre matéria previdenciária. No ano passado, obteve 14.069 votos, bem mais do que em sua primeira vitória nas urnas em 2010, quando obteve 10.945 sufrágios.

Mas as caras novas chegam com todo o gás em Brasília. Acácio Favacho (PROS) foi presidente da Câmara Municipal de Macapá por dois mandatos consecutivos, portanto tem bagagem e articulação política lá e cá. Aline Gurgel (PRB) também foi vereadora, mas já disputou duas eleições majoritárias, uma a prefeita (2012) e outra a vice-governadora de Bruno Mineiro (PSD), em 2014. Estreante também em Brasília, Camilo Capiberibe (PSB) exerceu um mandato de deputado estadual (2006-2010) e também um de governador (2011-2014). Leda Sadala, estreante na política, ajuda a engrossar as fileiras do Avante em Brasília, com outros seis deputados federais. Ele é formada em ciências contábeis e já atuou na Prefeitura de Santana, onde seu irmão – Ofirney Sadala – é o prefeito que também faz sua estreia na carreira.

Leia também:

Rodrigo Maia é reeleito para presidir a Câmara dos Deputados

Davi Alcolumbre vence a tumultuada eleição para o Senado Federal

 

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile