Banner
Batizado “Projeto Circo da Alegria” trabalho educacional encerrou no fim de semana em Serra do Navio | PMSN
Amapá

Projeto pedagógico no interior do AP valoriza e homenageia a arte circense

Lilian Azevedo, da Redação

O circo, uma das maiores invenções da humanidade em termos de entretenimento ao longo dos últimos séculos, tem uma data comemorativa, o 27 de março. Mas na distante Escola Municipal Beija Flor, no município de Serra do Navio, a arte circense levou à criação de um projeto pedagógico inovador, de quase um mês de duração, voltado a levar as crianças e desenvolver censo empreendedor, trabalho em equipe e muita, muita descontração.

O projeto foi encerrado no último final de semana e foi considerado tão bom que agregou até a participação dos pais e de voluntários em torno do evento que também marcou as comemorações pelo Dia Mundial do Circo. Entre as atrações, surgiram até palhaços e um mágico da própria comunidade, para a alegria da garotada.

A diretora da escola, a pedagoga Cláudia Regina, explica que a iniciativa visa despertar também o sentido circense na atualidade. “É faze-los ter interesse pela vida e pela arte, tão bem definida na palavra circo, em todas as suas expressões artísticas”, disse a educadora, que destaca também o fato do circo ser parte importante da cultura popular, visando sempre a diversão e o entretenimento dos espectadores.

A metodologia aplicada foi utilizar as mais diversas ferramentas para levar ao engajamento dos estudantes ao projeto, com o auxílio dos docentes para a confecção de ilustrações, desenhos e pinturas, em uma grande exposição aberta ao público no centro comunitário da Igreja de Santa Bárbara.

Alegria

O prefeito de Serra do Navio, Elson Belo (AVANTE) e o secretário municipal de Educação, José Maria Araújo, também participaram do evento a garantiram apoio a novas iniciativas agregadoras e bem-sucedidas como essa, batizada de “Projeto Circo da Alegria”.

Dia do Circo

dia 27 de março foi escolhido como Dia do Circo em homenagem ao palhaço brasileiro Abelardo Pinto, conhecido popularmente como Piolin, que nasceu nessa data em 1897. Piolin era considerado um grande palhaço, que se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Abelardo Pinto, conhecido por seu nome artístico Piolin, nasceu em Ribeirão Preto (SP), no dia 27 de março de 1897 e faleceu no dia 4 de setembro de 1973. É considerado um grande representante do meio circense, onde destacava-se pela grande criatividade cômica, além da habilidade como ginasta e equilibrista. Pai da atriz Ana Ariel, falecida em 2004.

 

 

Deixe Seu Comentário abaixo: