Banner
Projeto prevê um condomínio portuário de 35 km em linha contínua entre Macapá e Itaubal | Divulgação
Economia

Projeto de megaporto no Amapá será apresentado nesta sexta-feira

Segmentos econômicos e lideranças populares de todo o Estado irão conhecer, nesta sexta-feira (13), no auditório do Sebrae de Macapá, o projeto “Amapá 30 anos Mais”. O estudo, feito por PHDs ligados à Universidade de São Paulo (USP), mostra que o Estado tem as condições ideais para ter um dos maiores portos do mundo.

O projeto foi idealizado pelo vice-presidente mundial da Praticagem, Ricardo Falcão. A praticagem é o serviço de manobras de atracação e desatracação em portos que possibilita a segurança das embarcações e integridade dos rios.

Falcão vem defendo que uma região de aproximadamente 35 quilômetros em linha contínua, entre Macapá e o sul do município de Itaubal, possui as maiores profundidades e espaço para giros dos maiores navios do mundo, com até 400 metros de comprimento e capacidade para transportar até 22 mil.

Equipes de duas empresas ligadas à USP passaram os últimos meses escrevendo o projeto, que terá informações sobre investimentos, previsão de faturamento e custo de operação, além do perfil das cargas que poderão ser exportadas por ele, como grãos, minérios, contêineres, madeira e outros produtos.

O projeto também defende investimentos na ampliação dos berços de atracação da Companhia Docas de Santana (CDSA), da necessidade de sondagem de canais nas imediações de Santana e Mazagão, além da criação de um Porto Alfandegário no município de Oiapoque.

O projeto será apresentado pelo professor Phd Felipe Ruggeri. Também haverá uma palestra sobre os desafios e potenciais do porto de Santana. Empresários do setor produtivo, comércio e serviços, além de estudantes e autoridades também estarão presentes ao evento, que será realizado no Auditório Santana, do Sebrae, a partir das 8h, quando haverá um café da manhã. O Sebrae fica na Avenida Ernestino Borges, no Bairro do Laguinho.

Leia também:

Projeto de mega-porto no Amapá apresentado em evento no Panamá

Apresentado no Rio, projeto de megaporto no AP desperta interesse

 

Deixe Seu Comentário abaixo: