Banner
Opinião

Notas da coluna ARGUMENTOS, sexta-feira, dia 11 de maio de 2018.

Logística

 

Já ouviu falar no Ferrogrão? Pois é, trata-se de uma ferrovia que se propõe a interligar o país de Norte a Sul e, entre outras coisas, servir para escoar a produção de grãos do Centro Oeste através dos portos existentes na região Amazônica. Amapá na marca.

 

Estratégia

 

E a série de possibilidades não para por aí – ainda bem! Há forte movimentação de entidades públicas e privadas no sentido de dotar o Amapá de um novo porto, maior, com maior calado e localizado na Costa.

 

Mosquito

 

Casal de uma comunidade às margens do Rio Vila Nova, em Porto Grande, já perdeu dois filhos para a malária. Aliás, muita gente na região da Perimetral Norte. Mas um mosquiteiro, com repelente, ajuda.

 

Salvação

 

Os ribeirinhos dizem que esse mosquiteiro “com veneno” é distribuído gratuitamente por agentes da Fundação Nacional de Saúde, que eles ainda insistem em chamar da “guardas da Sucam”. Lembra deles?

 

Defesa

 

Dirigentes da segurança pública e defesa social tentam – literalmente – falar a mesma língua para p enfrentamento ao crime. Uma frequência de rádio única já está sendo testada, a partir de uma nova central da PRF.

 

Agronegócio

Tomou posse em Brasília na Aprosoja Brasil, o produtor rural Celso Carlos Júnior (centro), como um dos vice-presidente da diretoria nacional da entidade. Ele lembra que o Amapá foi o último estado a criar sua representação da Aprosoja, mas que o setor vive intensa evolução e já merece tamanha distinção.

 

Natureza

 

O Plenário da Câmara concluiu esta semana a votação da medida provisória que autoriza o Instituto Chico Mendes a selecionar, sem licitação, um banco público para criar e gerir um fundo formado pelos recursos arrecadados com a compensação ambiental. O fundo vai financiar unidades federais de conservação, como parques nacionais.

 

Olhar

Ao participar da votação, o deputado Marcos Reategui (PSD-AP) elogiou a proposta aprovada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara que permite a dedução de valores gastos com o programa de alimentação por pessoas jurídicas tributadas pelo sistema do lucro presumido e pelo Simples Nacional.

 

Efeito

Em pronunciamento que contestou a eficácia da reforma trabalhista, Randolfe citou estatísticas que apontam a elevação do desemprego e do subemprego. Para o senador, os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que o trabalhador ficou mais vulnerável

 

Deixe Seu Comentário abaixo: