Banner
Opinião

Notas da coluna ARGUMENTOS, sábado, dia 04 de maio de 2019.

Competição
Os Jogos Escolares Amapaenses 2019 vão iniciar no dia 21 de maio e devem reunir 15 mil estudantes nas modalidades individuais e coletivas. A competição, que serve de seletiva para a etapa nacional, foi lançada oficialmente pela Secretaria do Desporto e Lazer (Sedel).

Estácio mobile

Inclusão
Antes dos Jogos, haverá o Festival Paralímpico, dia 11, no Centro Didático Rosa Ataíde e Ginásio Avertino Ramos, com quatro modalidades: natação, atletismo adaptado, tênis de mesa, bocha paralímpica.

Escola
Acontece neste sábado, no Estádio Olímpico Zerão, a Cerimônia de Aposição de Luvas para 260 novos estudantes da Escola Estadual de Gestão Compartilhada Antônio Messias. O acessório separa a classe/ano.

Símbolo
Na ocasião, os novos alunos receberão as “luvas” das mãos de seus familiares, que também simbolizam o pertencimento à instituição de ensino militar. Esta será a primeira cerimônia desta natureza na escola.

Boina
Por falar em militares, os alunos do NPOR do Exército em Macapá retornam amanhã do estágio de adaptação à vida na selva. São futuros oficiais R2 ou temporários que a corporação forma no Amapá.

Campanha

Este sinistro personagem conhecido mundo afora como “morte” foi a aposta do Detran para chamar a atenção de motoristas e pedestres para a campanha Maio Amarelo, pela paz no trânsito. A programação foi aberta ontem no Centro de Macapá e vai durar o mês todo, como programações que sugerem refletir sobre riscos da imprudência.

Eleitor
Os eleitores que não votaram nem justificaram ausência às urnas têm até a próxima segunda-feira para regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral. Restando poucos dias para o encerramento do prazo, pouco mais de 3% do total de 2,6 milhões de brasileiros nessa situação compareceram.

Números
Até ontem, sexta-feira (6) o TRE-AP informava que o maior índice de regularização está na região Norte (5,6%), seguida do Centro-Oeste (5,5%), do Sul (3,5%), do Nordeste (3,4%) e do Sudeste (3,0%). Entre os eleitores residentes no exterior, apenas 1,9% regularizou sua situação perante a Justiça Eleitoral.

Amolação
Em caso de cancelamento, o eleitor poderá enfrentar contratempos em relação a outros documentos que dependem da certidão de quitação eleitoral. Os nomes dos eleitores e os números dos documentos cancelados serão disponibilizados pela Justiça Eleitoral a partir do dia 24 de maio.

 

Deixe Seu Comentário abaixo: