Banner
Prefeitura retira pneus inservíveis das ruas para transformar em massa asfáltica | Gabriel Flores
Amapá

Macapá: Produção de asfalto vai reciclar 36 toneladas de pneus velhos

Mais de 300 unidades de pneus foram recolhidas em Macapá pela Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur). O material, que antes servia de criadouro de mosquitos, será transportado para o município de Abadias (MG) e transformado em massa asfáltica. A ação é mais um esforço da Prefeitura de Macapá para uma cidade mais limpa e organizada.

De acordo com o secretário de Manutenção Urbanística, Augusto Almeida, a retirada dos pneus inservíveis faz parte de um convênio com a empresa Reciclalip. A proposta é recolher das ruas os que não servem para uso. “Essa é uma responsabilidade ambiental e de saúde pública. Esses pneus demoram anos para se decompor e hospedam vetores como mosquitos, ratos e baratas. Nosso propósito é continuar com essa parceria e retirar esse material que polui também as ruas”, explica.

Na ação, foram retiradas 36 toneladas de pneus. Em 2017, saíram de circulação das ruas de Macapá cerca de 250 toneladas. O material, que polui as vias na capital, passa por várias fases de trituração em Minas Gerais. A etapa final é uma massa asfáltica que tem mais resistência e faz o reaproveitamento de pneus. “A gente tem uma dificuldade muito grande de escoar esses pneus. Mesmo debaixo dessa proteção, acumula ratos e mosquitos”, diz Antônio Joaquim Nascimento, 65 anos, dono de uma borracharia.

 

Deixe Seu Comentário abaixo: