Banner
Opinião

Notas da coluna ARGUMENTOS, terça-feira, dia 19 de dezembro de 2023.

Lula

O presidente da República visitou Macapá ontem (18) para entregar 1.000 moradias da nova fase do Minha Casa Minha Vida, no conjunto Miracema, na zona norte da capital. O evento foi um sucesso de público, claro, tamanha a movimentação e a mobilização das inúmeras autoridades e lideranças políticas para um evento presidencial. Só o anúncio sobre a questão energética é que foi um tanto frustrante.

Energia

No pronunciamento do ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, a mensagem dele ao público presente foi de que os mais ricos hoje pagam menos que as camadas mais pobres da população brasileira e que a solução será uma proposição legislativa que o Congresso analisará apenas no começo do próximo ano.

Petróleo

 

Pesquisa Atlas/Intel feita com exclusividade para CNN Brasil aponta que a maior parte da população apoia a exploração de petróleo na Foz do rio Amazonas. Para 36,3% dos entrevistados, a Petrobras deveria poder explorar petróleo na foz do rio Amazonas apenas se tiver as licenças e realizar estudos de impacto.

Reajuste

Ja o presidente Lula, ao perceber que o público não tivera uma reação das mais ‘empolgadas’, questionou a plateia dizendo: “Entenderam o que o ministro das Minas e Energia falou?”. Para depois completar: “Ninguém vai permitir que vocês paguem um reajuste de 44% da tarifa de energia, mas sim o que for a média nacional”, anunciou o mandatário do país.

Só felicidade

Olha aí a relevância e assertividade da entrega de ontem, pelo preidente Lula: Depois de 22 anos em situação de rua, Aldo Nonato Dias da Silva e Marinando Santos Barroso, que também por mais de 20 anos habitou a calçada de muitos logradores públicos, como o Hospital de Emergência, agora possuem endereço fixo, como condôminos do Miracema. Atuação diga-se de passagem, do juiz Marconi Pimenta, os ajudou no sonho.

Feliz com presente

A empregada doméstica Nelma Amorim, de 37 anos, e mãe de duas crianças pequenas foi contemplada com uma das unidades habitacionais entregues por Lula no Conjunto Miracema, na Zona Norte da capital.

AS ÚLTIMAS

PECUÁRIA – A Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa encerra em 30 de dezembro em todo o estado. O prazo, que inicialmente encerraria em 30 de novembro, foi prorrogado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) atendendo a uma solicitação feita pelo Governo do Estado para garantir maior proteção e imunidade ao maior número possível do rebanho amapaense. Os produtores têm até 15 de janeiro para apresentar o comprovante de vacinação à Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro), responsável pela realização e controle da vacinação. A campanha foi lançada em 1º de outubro pelo governador Clécio Luís, durante a 52ª Expofeira.

ARTESANATO – Quem visitar a Casa do Artesão, na orla de Macapá, a partir desta segunda-feira, 18, poderá participar do Concurso de Presépio Artesanal, indicando sua obra favorita. O certame faz parte da programação do Feirão Natalino ‘Revivendo a nossa história’, organizado pelo Governo do Amapá. Os 15 presépios foram produzidos por artesãos e trabalhadores manuais amapaenses, como um incentivo a produção artística local. A votação acontece das 8h às 18h, até sábado, 23, de forma presencial, através de QR Code ou por cédula, caso o visitante não tenha o celular em mãos. Antes de votar é obrigatório assinar o livro de ata de votação, com o nome e o número da identidade ou CPF.

Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile