Banner
Momento da apresentação dos alunos do curso de francês da Escola Skill Macapá | Foto: Bruce Barbosa
Cultura

“Festa do Vizinho” da França revelada por alunos da escola Skill em Macapá

Lilian Azevedo, da Redação

GOVE  mobile

A tradicional escola de idiomas Skill, de Macapá, promoveu evento de encerramento do semestre letivo no último final de semana, no auditório do Museu Sacaca. Uma das atrações do evento, foi a demonstração da “Festa dos Vizinhos” ou a “Fête des Voisins” pelos alunos do primeiro período do curso de francês, que serviu para demonstração não só da capacidade de conversação, mas uma curiosa iniciativa de mostrar como os franceses vem tentando combater o individualismo e a solidão.

Segundo a professora do curso de francês, Lucrédia Lobato, as lições em sala de aula costumam ser adornadas com muitas informações sobre a cultura e os costumes tanto da França como de outros países de língua francesa, para que os alunos possam entender a origem e o significado prático de algumas expressões. “A Festa dos Vizinhos acaba sendo um laboratório perfeito para os nossos alunos, pois a dinâmica da festa lá da França é levar os vizinhos a se conhecerem, então acontecem as apresentações, formais, claro, como costumam ser nossos irmão da França”, explica a professora.

Confraternização com vinho francês, é claro

O cônsul honorário da França em Macapá, Alain Craïs, ficou sabendo da iniciativa e elogiou a escola Skill. Ele explicou que o Dia dos Vizinhos é realizado uma vez por ano, normalmente acontece na última sexta-feira de maio, em toda a França, mas que teve origem a partir de um episódio bastante triste. “O evento foi organizado após a descoberta de uma idosa que morreu sozinha em seu apartamento e que só foi encontrada quatro meses depois pelos vizinhos”, diz Alain.

Esta invenção francesa teve sua primeira edição em 1999 em Paris, por Atanase Périfan, que reuniu os vizinhos em torno de um aperitivo, uma refeição ou um buffet improvisado, oportunidade para os vizinhos se conhecerem e passarem a compartilhar informações sobre o que gostavam e o que não gostavam entre si. Atualmente a Festa dos Vizinhos acontece em 36 países, nos cinco continentes.
Sobre a Skill

A marca SKILL possui mais de 45 anos de excelência no mercado de idiomas e pertence à Pearson – líder mundial no desenvolvimento de soluções para a educação e de cursos de idiomas no Brasil.  Possui materiais didáticos permanentemente atualizados, proporcionando, assim, um ensino de vanguarda e comprovadamente eficaz.

Os alunos da SKILL entendem, falam, leem e escrevem o idioma com sucesso nas diversas situações do cotidiano moderno e dialogam sobre as diversidades culturais apresentadas ao longo dos cursos.

O ensino do idioma em contextos sociais específicos, ou seja, situações cotidianas, aliado a valores como trabalhar em equipe, buscar a excelência nos serviços prestados e atuar com ética e responsabilidade, fez da Skill a maior rede de ensino de idiomas de São Paulo e uma das maiores do Brasil.

A rede se consolida no mercado com um modelo de ensino diferenciado, baseado na abordagem comunicativa, qualificando o aluno para que ele possa se comunicar de forma significativa. O ensino do idioma em contextos sociais específicos, ou seja, situações cotidianas, aliado a valores como trabalhar em equipe, buscar a excelência nos serviços prestados e atuar com ética e responsabilidade, fez da Skill uma das maiores e melhores redes de ensino do Brasil.

Deixe Seu Comentário abaixo: