Banner
Josiel Alcolumbre é empresário e também primeiro suplente do mandato de Davi Alcolumbre | Foto: Arquivo
Política

“Estão descobrindo coisas da família que eu nem sabia”, diz irmão de Davi

Cleber Barbosa, da Redação

Estácio mobile

O empresário e suplente de senador Josiel Alcolumbre, que é irmão do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM/AP), se diz impressionado com a gigantesca repercussão da vitória na polêmica disputa pelo quarto cargo mais importante da República, como também por reportagens que se propõem ser investigativas, com manchetes do tipo “Quem é Davi Alcolumbre”. O irmão mais velho se diz surpreso: “Estão descobrindo coisas da família que eu nem sabia”, resume Josiel – cujo nome de batismo é José Samuel Alcolumbre Tobelem.

O próprio Davi tem nome original diferente do nome parlamentar. Seu nome é David Samuel Alcolumbre Tobelem. Uma das reportagens mais aprofundadas sobre a origem não apenas do novo presidente do Senado, mas de toda a sua família, é de autoria do jornalista João Pedro Pitombo, da Folha de São Paulo. Ele ouviu Fernando Lottenberg, presidente da Confederação Israelita do Brasil.

Segundo a pesquisa feita pelo jornalista, os antepassados de Davi Alcolumbre chegaram ao Brasil em 1905, vindos da Mazagão Africana, cidade dentro de uma fortificação no Marrocos. “Isso eu não sabia também. Já passei o link da reportagem para meus tios e outros parentes, pois tem muita coisa que nossos avós não haviam contado pra gente”, diz Josiel, que admite saber apenas que eles tinham passado por Tanger, também na África.

Josiel diz ter recebido milhares de mensagens e telefonemas de todo o país, de gente que ele sequer havia repassado seu número de celular. Mas a superexposição tem lá seus dissabores. “Tem coisas que passam dos limites, como o vídeo que pegaram do Davi numa festa de Carnaval em que ele aparecia dançando com meu pai atrás dele, fazendo carinho. Quem postou deixou um comentário que suscitava outras interpretações, pura maldade. Quem nos conhece sabe que estamos sempre juntos, nos abraçamos, nos beijamos, qualquer judeu vive assim”, disse Josiel.

O irmão de Davi, empresário Josiel Alcolumbre, em Israel, no Muro das Lamentações | Foto: Twitter

Ele também aponta outra matéria em que se sugere que após ser eleito para presidir o Senado Davi teria indicado o irmão para ser seu suplente. “Como se isso fosse arrumar um emprego para mim. Tudo mentira, fui eleito junto com ele, na chapa puro sangue onde o titular e os dois suplentes eram do mesmo partido”, disse Josiel. O segundo suplente é o empresário Marco Jeovano Soares Ribas, que já disputou a eleição para a Prefeitura de Serra do Navio.

Leia a íntegra da reportagem da Folha

De ascendência marroquina, Davi Alcolumbre será 1º judeu a presidir Senado

 

Deixe Seu Comentário abaixo: