Banner
Juliano e Karina são apaixonados por adrenalina e expedições e anunciam visita também ao Amapá | Divulgação
Turismo

Casal aventureiro em volta ao mundo inclui o Amapá na rota da viagem

Cleber Barbosa, da Redação

Estácio mobile

Eles são apaixonados pela natureza, por adrenalina e aventura. Como motociclistas, já conheceram muitos países em duas rodas e que agora querem dar uma volta ao mundo com a casa sobre rodas. Ou rodas sob a casa. Melhor, com um “motorhome” irado, bruto mesmo, equipado com tudo para o marido ou para a esposa, com direito ainda a tração nas quatro rodas e equipamentos para enfrentar qualquer terreno.

E o casal Juliano e Karina confirma o Amapá no roteiro da viagem, aliás, para eles será emblemática a passagem por Macapá, afinal poderão cruzar a linha imaginária do Equador e seguir viagem para o Hemisfério Norte. “Eles conseguiram conciliar o máximo em conforto e sofisticação com uma boa capacidade Off-road”, analisa o jornalista Ricardo Pocholo, do canal Serial Trippers, do YouTube, que acaba de visitar o casal.

O bruto
Chamado de “Zé Pequeno”, o veículo oficial da Expedição 4Elementos levou um ano e dois meses para ficar pronto, pois passou por várias adaptações. Originalmente é um caminhão F4000 4×2 da Ford, mas passou primeiramente na garagem da Território 4×4, uma oficina especializada em caminhões na cidade de Tatuí (SP), comandada por Edu Piano. Lá, recebeu novo para-choque com base de guincho interna, tração 4×4, diferencial, retrovisores, snorkel, suspensão, guincho, alargadores de para-lamas, rodas e pneus, pontos de ancoragem, quebra mato e 4 faróis de milhas, tudo feito sob encomenda e especialmente para o projeto da volta ao mundo no motorhome.

A casa
Depois, a próxima parada foi na fábrica Victória Motor Homes, em Araquari (SC), dirigida por Plínio Cesar Pasa, filho de Natalin Pasa (fundador da Vettura Motor Homes em São Leopoldo-RS). Nos últimos dias do ano de 2017 eles estiveram acompanhando a construção do seu motorhome 4×4 Extreme, escolheram cores dos móveis, analisaram mais uma vez a planta interna. Tudo foi pensado e nenhum detalhe poderia ficar de fora, com uma atenção especial em aproveitar cada cantinho para ser reutilizado em forma de novos compartimentos para abrigar desde utensílios domésticos até muita tecnologia, para garantir até aquecimento para locais frios, como refrigeração para áreas quentes do planeta.

Com o motorhome ainda em obra, casal decide viajar pelos EUA

Juliano e Karina não podem ficar parados, reparou né? Então para ganhar tempo e aproveitar a longa espera até que o motorhome ficasse do jeitinho que eles queriam, fizeram as malas e viajaram aos Estados Unidos. “Enquanto nosso MH não fica pronto as viagens não podem parar, viemos para o EUA e hoje fizemos uma trilha pesada pra chegar nesse pico, dia perfeito! Angels Landing, no Zion National Park”, escreveu Karina numa espécie de diário de bordo que ela disponibiliza aos seguidores de suas redes sociais, tanto no Facebook como no Instagram.

Aliás, as fotos que ilustram a matéria especial do Diário do Amapá deste domingo são em sua maioria dessa viagem. No Horseshoe Band, que é uma espécie de ferradura onde o rio Colorado faz a curva na cidade de Page no Arizona, os mais irados registros dessa experiência única, um sonho de consumo de qualquer viajante aventureiro. Depois que o motorhome ficou pronto, o primeiro teste foi o Peru, onde passaram a noite a 4.736 metros de altitude, em Punta Olímpica. “Feliz Natal para a Família Expedição 4 Elementos”.

Passo a passo de uma grandiosa obra de engenharia de construção

Ainda recorrendo ao diário de Karina, a aventureira registrou o passo a passo até o Motorhome Extreme tomar forma para encarar a Expedição 4 Elementos. “A Estrutura em alumínio com paredes de 3mm e resistência de 3 pra 1 em relação ao aço. A parte traseira maior em cima será o quarto de casal e na parte de baixo a a Tulha, “garagem ” da moto, lavanderia e etc.”, escreveu.

Sim existe uma moto a bordo do ônibus-casa. Trata-se de Royal Enfield fabricada desde 1901, inteira em aço porém leve (185 kg ) , pequena, manutenção barata e fácil (arruma com arame) e também tem concessionárias nas principais capitais do mundo. Atualmente a fábrica está na Índia, mas é uma moto inglesa. “A moto vai servir para deslocamentos em cidades pequenas com ruas estreitas de difícil acesso para nosso Motorhome e também para pequenas aventuras”, diz Juliano.

Estrutura

Com a estrutura da casa tomando forma, tudo fabricado com composites Divinycell, foi aberto um espaço maior com uma abertura lateral chamada de Slid-Out, que é um sistema de extensão da “casa”, um módulo embutido que quando estacionado permite ser projetado para fora como se fosse uma grande gaveta aumentando a sala de jantar e estar. Depois veio a colocação da Alcova, muitos chamam de chapéu, colocado em cima da cabine onde está um quarto de casal. Esse modelo foi fabricado especialmente para esse projeto com duas janelas de vidro na frente, com opção de privacidade e escuridão total.
Com a estrutura da casa tomando forma, tudo fabricado com composites Divinycell, foi aberto um espaço maior com uma abertura lateral chamada de Slid-Out, que é um sistema de extensão da “casa”, um módulo embutido que quando estacionado permite ser projetado para fora como se fosse uma grande gaveta aumentando a sala de jantar e estar. Depois veio a colocação da Alcova, muitos chamam de chapéu, colocado em cima da cabine onde está um quarto de casal. Esse modelo foi fabricado especialmente para esse projeto com duas janelas de vidro na frente, com opção de privacidade e escuridão total.

Falando à reportagem, o casal Juliano e Karina não arrisca uma data provável para a visita ao Amapá. Pediram acompanhamento nas suas redes sociais.

CURIOSIDADES

– Motorhome é um veículo montado para ser uma Casa Sobre Rodas e que possui mobiliário, cama, banheiro, cozinha e armários.

– Além de sistemas hidráulicos, de circulação ou condicionamento de ar, de esgotamento e elétricos próprios.

– Viajar de motorhome pode ser 40% a 80% mais econômico que uma viagem tradicional.

R$300mil
Custo estimado de um motorhome no Brasil.

A moto

A moto Royal Enfield fabricada desde 1901, para deslocamentos rápidos do casal, vai dentro do motorhome

Leia também:

Um motorhome 4×4 para ganhar o mundo em qualquer terreno

 

Deixe Seu Comentário abaixo: