Banner
Palestras, minicursos, oficinas e demonstração prática serão ofertados de quarta-feira a sábado | Foto: Erich Macias
Economia

Governo realiza 3ª ExpoVale de 4 a 7 de julho em Laranjal do Jari

Portal do Agro

Considerando a importância das múltiplas atividades para a economia e o desenvolvimento do Vale do Jari, o Governo do Estado do Amapá (GEA) realiza, a partir desta quarta-feira, 4, no Parque de Exposição da Associação dos Criadores do Vale do Jari (Crivaj), na cidade de Laranjal do Jari, a 3ª ExpoVale. O evento, que faz parte do cronograma de atividades da TecnoAgro Amapá, será encerrado sábado, 7, com vasta programação técnica e cultural. O Vale do Jari engloba os municípios de Mazagão, Laranjal do Jari e Vitória do Jari, no Amapá, e Almeirim, no Estado do Pará.

O objetivo da ExpoVale, segundo o secretário de Desenvolvimento Rural do Amapá (SDR), Robério Nobre, é ampliar o debate sobre como lidar com as realidades do setor rural do Vale do Jari e transformar o potencial produtivo em oportunidades de negócios. A programação compreenderá um conjunto de atividades voltadas para a valorização das atividades relacionadas à produção e ao desenvolvimento rural do Estado, destacando fatores relevantes como mostra de animais e produção, com destaque para a pecuária e pequenos animais, além da criação de animais silvestres em cativeiros (jacarés e quelônios).

A ExpoVale vai gerar rodadas de negócios com espaços para venda de animais e produtos de microempreendedores. Na parte técnica, haverá apresentação de tecnologias, informações e boas práticas, bem como demonstrações de processos e manipulação de equipamentos e instrumentos voltados para o desenvolvimento agropecuário. A ExpoVale terá, ainda, eventos culturais e de lazer voltados para amostra da cultura local, seu fortalecimento e divulgação, assim como promoção de manifestações populares como dança, música e gastronomia e, também, concursos, shows e rodeio.

Programação técnica

A programação técnica da ExpoVale 2018 será iniciada quinta-feira, 5, pela manhã, com a oficina “Confecção de móveis e artefatos de madeira”, coordenada pela SDR e parceiros, e ministrada por Reginaldo Silva, responsável pelo Recanto dos Artistas. A oficina é destinada a produtores agroextrativistas, microempresários, técnicos, extensionistas e acadêmicos. Ainda pela manhã de quinta-feira será ministrado o minicurso “Cultivo hidropônico”, coordenado pela Fundação Jari com instrutores do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O minicurso é voltado para produtores de hortaliças, técnicos, extensionistas e acadêmicos.

A manhã do primeiro dia da programação técnica será encerrada pela palestra “Regularização fundiária no Vale do Jari” coordenada pela SDR e instrução de um técnico do Instituto do Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Amapá (Imap), tendo produtores rurais, pecuaristas, técnicos e extensionistas como público-alvo. À tarde haverá a mesa redonda “Recursos florestais madeireiros e não madeireiros para o desenvolvimento do Vale do Jari” coordenada pela Embrapa/AP com abordagem de diversos temas, como “Valorização da produção florestal através da verticalização”, “Projeto Fomento de eucalipto”, “Utilização de software Bomanejo no planejamento do manejo florestal sustentável” e “Castanha na roça: tecnologia para produção e renovação dos castanhais em área de agricultura familiar”, voltado para produtores agroextrativistas, técnicos, extensionistas e acadêmicos.

A programação ainda terá “Demonstração de Método (DM): cultivo hidropônico” coordenada pela Fundação Jari destinada a produtores de hortaliças, técnicos, extensionistas e acadêmicos. Na sexta-feira, 6, pela manhã ocorrerá a oficina “Manejo e sanidade animal”, coordenada pela SDR com apoio da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro), voltada para produtores rurais, técnicos, extensionistas e acadêmicos.

Ainda pela manhã, pecuaristas, produtores rurais, técnicos, extensionistas e acadêmicos terão a oportunidade de participar da palestra “Importância da pecuária (bovina e bubalina) para o desenvolvimento do Estado do Amapá”, coordenada pela SDR, e ainda o curso “Produção de insumos para sistemas agroecológicos”, coordenado pelo Rurap com apoio da Embrapa/AP, voltado para produtores rurais, técnicos e extensionistas.

A programação terá, também, outra mesa redonda com o tema “Tecnologias para o desenvolvimento do Vale do Jari”, que será ministrada pela SDR e Rurap, abordando “Açaí: cultivo, manejo e mercado (várzea e grota), “Criação de tambaqui em tanques redes”, “Criação de camarão da Amazônia em cativeiro”, “Produção comercial de quelônios na Amazônia”, “Mandioca – sistema bragantino (seleção de mudas)”, tudo voltado para produtores rurais e agroextrativistas, técnicos, extensionistas e acadêmicos. A programação da tarde será encerrada com a “Demonstração de Método: uso da energia fotovoltaica”, voltada para produtores rurais e agroextrativistas, técnicos, extensionistas e acadêmicos.

O último dia de ExpoVale terá a “Demonstração de Método: insumos orgânicos (escolas)”, instruída pelo Rurap, Embrapa e Fundação Jari, tendo alunos de escolas de ensino básico como foco. Produtores rurais e técnicos extensionistas participarão do minicurso “Criação de galinha caipira”, coordenado pelo Rurap. Pecuaristas e produtores rurais poderão participar da oficina “Carne bubalina”, coordenada pela SDR, Rurap e Acriap.

A programação do período da tarde começará com a “Demonstração de Método: ração alternativa”, instruída pela Fundação Jari, tendo como público-alvo produtores rurais e agroextrativistas, técnicos, extensionistas e acadêmicos. O “Uso de drones na produção rural” será o último minicurso a ser realizado na 3ª ExpoVale, voltado para produtores rurais e agroextrativistas, técnicos, extensionistas e acadêmicos.

A palestra “Registro de produtos da agricultura familiar”, voltada para produtores rurais e agroextrativistas, técnicos, extensionistas e acadêmicos, será ministrada pela Agência de Inspeção e Defesa Agropecuária do Amapá (Diagro), encerrando a programação técnica do evento.

 

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile