Página do jornalista amapaense Cleber Barbosa, voltada a difundir notícias, pensamentos, reflexões e atualidades sobre turismo, comportamento, economia, cultura, política e empreendedorismo.


quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

MEMÓRIA | A história da Fortaleza da Barra, em frente à cidade de Belém (PA)

A incrível história de uma ilha que há mais de 60 anos foi pelos ares em frente a Belém. Explodiu levando junto, um grande estoque de armas e a uma memória de 300 anos.. Você conhece esta história?
A Fortaleza da Barra foi construída em 1685 numa ilhota que ficava exatamente em frente a Val-de-Cães, na capital paraense, sobre outra que existia desde 1615, iniciada pelo fundador de Belém, Francisco Caldeira Castelo Branco.
Era a primeira defesa antes dos invasores atingirem o Forte do Presépio em Santa Maria de Belém. Uma estrutura circular, e uma dos principais pontos de defesa da cidade durante mais de 200 anos.
Na movimento revolucionário da Cabanagem, um dos presos, Felix Malcher saiu da prisão na fortaleza para ser aclamado presidente da Província.
Virou já na primeira metade do século XX, um paiol de armas e inflamáveis.
Em 9 de maio de 1947, Um provável curto-circuito teria provocado uma explosão que destruiu completamente a construção e a ilha.
A foto é uma das poucas que restou da Fortaleza da Barra. Pra lembrar e conhecer...

Fonte: Instituto Moreira Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE