Página do jornalista amapaense Cleber Barbosa, voltada a difundir notícias, pensamentos, reflexões e atualidades sobre turismo, comportamento, economia, cultura, política e empreendedorismo.


domingo, 3 de dezembro de 2017

TURISMO | Estudantes da Unifap fazem intercâmbio e relatam a surpreendente Colômbia

Acadêmicos de Relações Internacionais da Unifap, Ariane Borges e Jorge Vaz, em Cartagena, Colômbia
Cleber Barbosa
Da Redação

Três estudantes do curso de Relações Internacionais da Unifap (Universidade Federal do Amapá) relembram neste domingo uma viagem de intercâmbio à Colômbia, quando trouxeram na bagagem além dos ensinamentos acadêmicos obtidos após seis meses de muito estudo, mas recordações de um país que dizem ser surpreendente. Ariane Borges, 21, Jorge Vaz, 22 e Camila Santos, 21 estão na promoção Minha Viagem Inesquecível do Blog e compartilham informações num guia de viagem em que a economia poderá fazer a diferença.
Segundo Ariane, em relação a outros destinos caribenhos bem mais badalados, como St. Martin, Aruba, Margarita, enfim, a Colômbia pode-se dizer que é uma alternativa bem mais barata. “Na verdade tem muita gente que nem sabe que aquele país faz parte do Caribe, é o mesmo oceano”, diz a universitária. Durante décadas o país ficou conhecido mundialmente apenas por ser um grande produtor de drogas e também sede das FARC, as chamadas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. Só que a acadêmica Ariane diz que  os conflitos armados são bem pontuais e que a Colômbia é um destino turístico com enorme potencial para ser destaque no Continente. “A Colômbia é um país surpreendente, pois é muito rico do ponto de vista cultural e de grande diversidade natural, pois para se ter uma ideia existe neve de um lado e praias quentes de outro”, revela a moça, que lembra também das oscilações de temperatura nas viagens que fez pelo país.
E ela ainda descreve outra vantagem comparativa de lá. “Muita gente não sabe mas a Costa da Colômbia também faz parte do Caribe, possui mar transparente e não custa tão caro, como Bahamas, Jamaica e República Dominicana, que são destinos mais consolidados e que recebem bem mais turistas  durante todo o ano”, compara.

Mobilização
Ela diz que é possível observar que existe uma política de estado voltada ao incremento do turismo, tanto que a receptividade das pessoas é muito grande com os turistas estrangeiros. “Desde o taxista, passando pelos garçons, enfim, as pessoas sabem valorizar o fato de que o turismo é uma atividade econômica e que pode ajudar o país. A gente percebe que todos lá parece querer mostrar o outro lado, uma nova imagem, para que os visitantes saiam falando bem do país deles e que possam voltar ou até mesmo recomendar que outras pessoas viagem para lá”, analisa a estudante.

Do mar à Cordilheira, mais curiosidades do país
A diversidade geográfica é algo a se registrar. A Cordilheira dos Andes também corta o território colombiano e desta forma existem chalés para temporada e até estações de esqui. Perguntada sobre uma dica de passeio, Ariane apontar a cidade de Cartagena. “Escondida entre muralhas, a cidade reúne em um mesmo lugar o passado colonial da região, que lhe rendeu o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, e um litoral de tons, aromas e sabores que agrada a todos”, derrete-se a estudante. 
A Colômbia possui voos diários para o Brasil, via São Paulo, com duas a horas a menos que o fuso de Brasília. Sua população é de 48 milhões de habitantes, a moeda é o peso e turistas brasileiros não precisam de visto para entrar. Os três acabaram ficando em cidades separadas na Colômbia, pois a bolsa era para universidades diferentes. A Unifap ajudava nas despesas com R$ 3,6 mil para todo o semestre; as universidades locais aportavam $ 936 mil pesos colombianos, o equivalente a R$ 700. Jorge diz que já tinha viajado pelo curso para Caiena, Paramaribo e Georgetown, na região do Platô das Guianas, mas diz ter adorado a Colômbia.

Com atrações das mais variadas, país quer atrair ainda mais turistas
A Proexport Colômbia, organização de promoção do turismo no país, quer atrair 4 milhões de turistas de todo o mundo neste ano. O número de turistas brasileiros tem crescido na Colômbia. Durante todo o ano de 2012, foram 85.947 brasileiros. Já em 2013 foram 75.164 brasileiros só até outubro. As belas praias no mar do Caribe, locais para mergulho, o café de qualidade internacional e a rica cultura do país do escritor Gabriel García Márquez, vencedor do Nobel de Literatura, atraem cada vez mais turistas. Conheça paisagens que marcam a Colômbia, segundo nossos guias de viagem da Unifap:

Cartagena das Índias: com uma formosa baía, Cartagena de Índias foi eleita Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco. As melhores praias na área de Cartagena se encontram nas ilhas do Rosário, Barú e San Bernardo.

San Andrés: fica a 700 quilômetros da costa continental colombiana. Há extensas praias de areia branca e águas claras onde se praticam esportes aquáticos

Providência e Santa Catalina: Tem montanhas verdes e uma grande barreira de corais. Estão localizadas a oeste do Mar Caribe, a cerca de 240 km da costa da América Central e 72 km ao norte de San Andrés. O transporte é feito a partir de San Andrés, com aviões que saem diariamente.

Cafés: Antioquia, Caldas, Risaralda, Quindío e Vale do Cauca reúnem um total de 62 municípios produtores e exportadores do produto no Triângulo do Café.

CURIOSIDADES
- A palavra Colômbia significa terra de Cristóvão Colombo, e foi concebida por Francisco de Miranda para se referir a todo o Novo Mundo, especialmente aos territórios sob domínio espanhol e português.

- Parte do Círculo de fogo do Pacífico, uma região do mundo sujeita a terremotos e erupções vulcânicas fica na Colômbia.

48 milhões
É o terceiro país mais populoso da América Latina, depois do Brasil e do México.

CORDILHEIRA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE