Página do jornalista amapaense Cleber Barbosa, voltada a difundir notícias, pensamentos, reflexões e atualidades sobre turismo, comportamento, economia, cultura, política e empreendedorismo.


domingo, 12 de novembro de 2017

OPINIÃO | Notas da coluna ARGUMENTOS, domingo, dia 12 de novembro de 2017.


Aporte

O estatístico Adrimauro Gemaque, do IBGE, apresentou esta semana um dado importante sobre a dependência do Amapá dos repasses constitucionais da União. Chega a 78% o impacto desse dinheiro federal no custeio da máquina pública local todo santo mês.

Reação

Isso só acende o sinal de alerta, afinal imagina se ocorre uma eventual interrupção dessas chamadas transferências voluntárias? Por outro lado, que todos devem apoiar o empreendedorismo e a produção local.

Estrada

Avançam as obras de duplicação da rodovia Duca Serra (Macapá/Santana), diga-se de passagem graças ao pragmatismo do secretário Jorge Amanajás, com o aval decisivo de seu chefe, o governador Waldez.

Lagoa

O ponto sensível dessa obra – há muito tempo aguardada – é mesmo a travessia da Lagoa dos Índios. Será preciso fazer uma segunda ponte, mais larga que a atual, para que a via tenha as mesmas quatro pistas.

Rede

Pra fechar, vale o registro de que outras vias alternativas que ‘desaguam’ na Duca Serra também estão sendo repaginadas, como o Ramal do Goiabal e a Linha E, que vai dar acesso à Rodovia Norte-Sul.

No rádio
O superintendente do DNPM no Amapá, Romero Peixoto (foto) quando concedia entrevista ao nosso Conexão Brasília de ontem. Falou a respeito de sua repentina exoneração do cargo, que deverá repassar a Thiago da Justa esta semana. “Não foi por incompetência nem corrupção”, ressalvou o engenheiro de minas.

Gastronomia

Um excelente público marcou presença nos três dias da 9ª edição do Festival Amapá Sabor, evento que será realizado pelo Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Amapá (Sindbar) e que encerrou ontem ao lado do Teatro das Bacabeiras, no Centro de Macapá.

Famílias

O presidente do sindicato, Gilmar Marra, conta que o objetivo sempre é promover, valorizar e divulgar a gastronomia amapaense, oferecendo ao público a degustação de pratos e petiscos que demonstrem e evidenciem a especialidade dos estabelecimentos participantes. 22 empresas participaram do evento.

Chamariz

A ideia é que cada prato apresentasse sabores e originalidade. Ainda de acordo com Marra, o Amapá Sabor chamou a atenção de turistas e munícipes para a variedade, força e atratividade da gastronomia local. Os visitantes vão puderam fazer um tour gastronômico com degustação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE