Página do jornalista amapaense Cleber Barbosa, voltada a difundir notícias, pensamentos, reflexões e atualidades sobre turismo, comportamento, economia, cultura, política e empreendedorismo.


domingo, 12 de novembro de 2017

OPINIÃO | Notas da coluna ARGUMENTOS, sábado, dia 11 de novembro de 2017.


Mineração

Foi curto o período em que o engenheiro de minas Romero Peixoto ficou à frente da Superintendência do DNPM no Amapá. Apenas sete meses depois de assumir o cargo, foi surpreendido com portaria de exoneração divulgada ontem, pelo MME.

Tato

Falando à coluna, Romero diz que estava apenas iniciando o trabalho e que aos poucos estava conhecendo o órgão, seus servidores e inserindo o DNPM numa agenda positiva. O substituto já foi divulgado.

Nome

Quem assumirá a representação local do DNPM é o administrador e especialista em gestão ambiental Thiago da Justa, que tem passagem pelo Imap, órgão estadual do ordenamento territorial. Posse será na quarta.

Madrinha

Thiago é sobrinho do geólogo e ex deputado Antônio Feijão. Mas a indicação dele seria da deputada federal Jozy Araújo (Podemos-AP). A bem da verdade, o próprio Romero havia sido indicação dela.

Rumos

O ex superintendente do DNPM começou sua carreira de engenheiro atuando ainda nos anos 90 na histórica mineradora Icomi S.A. Agora deverá retomar a carreira de consultor de mineração e ambiental.

R$ 7 mil
Esta pequena cidade italiana está oferecendo dinheiro para quem desejar se mudar para lá. De acordo com o prefeito de Candela, o objetivo é aumentar a população local, que conta com apenas 2,7 mil pessoas. Fica a 130 km de Nápoles, é bastante simples e tem pontos positivos como a segurança, tranquilidade e a natureza por perto.

Professor

Começa na próxima segunda-feira, dia 13 de novembro, a formação online da plataforma digital “Escolas Conectadas”, oferecida pelo Governo do Amapá em parceria com a Fundação Telefônica Vivo. No Estado, 1.532 educadores da rede pública se inscreveram para os cursos, que são gratuitos.

Viagem

O senador Davi Alcolumbre (Democratas-AP), representa o Amapá a mais de 195 países na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, a COP 23, a maior rodada de negociações sobre o clima. A conferência está sendo realizada em Bonn, na Alemanha, até o próximo dia 17 de novembro.

Susto

O desembargador Manoel Brito, que é presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, sentiu-se mal na manhã de ontem, em sua residência, com sintomas característicos de um quadro de AVC. O derrame se confirmou, mas foi considerado leve e no início da noite ele despertou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE