Página do jornalista amapaense Cleber Barbosa, voltada a difundir notícias, pensamentos, reflexões e atualidades sobre turismo, comportamento, economia, cultura, política e empreendedorismo.


segunda-feira, 6 de novembro de 2017

MACAPÁ | Revitalização da imagem de São José incluirá “virar” opadroeiro de frente

Atualmente a imagem de São José fica de frente para a baía | Foto: Redescobrimento
Nádia Carvalho
Da Redação

Vem de longe uma discussão a respeito da posição da imagem de São José – padroeiro do Amapá – no monumento conhecido como Pedra do Guindaste, na orla de Macapá. Segundo o movimento que encabeça o projeto de revitalização de um dos principais cartões-postais da cidade, será a oportunidade para se reparar um erro histórico e virar a imagem de frente para a capital do estado e não mais deixa-lo de costas como está atualmente.
O pedido de ajuda para a restauração do monumento partiu da própria Diocese de Macapá, através de carta enviada pelo Bispo Dom Pedro Conti ao presidente da Associação Comercial e Industrial do Amapá (ACIA), empresário Altair Pereira. “A Diocese está preocupada com a situação do monumento, o qual corre o risco de desmoronamento, daí a proposta da reforma e possível aumento na altura e dimensão do cilindro de concreto, bem como a substituição por outra escultura de São José”, diz o bispo no documento.
Presidente da Associação Comercial e Industrial do Amapá, empresário Altair Pereira | Foto: Bruce Barbosa
O presidente da ACIA não só acatou a sugestão do religioso como está aprimorando o projeto. “Relatei essa solicitação ao governador Waldez Góes, que também abraçou a causa e tirou encaminhamentos importantes como medidas que irão agregar ainda mais ao projeto, sob a coordenação do arquiteto e urbanista Alcyr Matos, que é secretário de Desenvolvimento das Cidades”, diz Altair Pereira.
O poder público, via Governo do Estado, ficará responsável pelas intervenções no entorno da Pedra do Guindaste, que ganhará uma passarela anexa ao Trapiche Eliezer Levy, que permitirá aos turistas e moradores da cidade acesso às proximidades do monumento, mesmo com a maré cheia. “Achei essa uma solução fantástica, pois muita gente faz sacrifício para ir até próximo ao santo, mas só quando a maré baixa e agora poderá fazê-lo a qualquer tempo, tirando fotos em frente à imagem do padroeiro”, diz Pereira.

Fortaleza
Os trabalhos de confecção da nova imagem já começaram no fim de semana, sendo executados pelo artista plástico e escultor Lindomar Plácido da Costa. “A nova imagem terá três metros de altura e será ainda mais fiel àquilo que está nas escrituras, com o menino Jesus no seu colo e um ramo de lírio na mão direita; além disso, estará de frente para a cidade e muito bem iluminada, recebendo o grande destaque que merece”, diz o presidente da ACIA.

Com relação a imagem atual, os organizadores já fizeram gestões junto ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) no sentido de autorizar para que seja colocada em frente à Fortaleza de São José de Macapá, tornando-se uma nova atração para aquela fortificação do período colonial português – e que foi inaugurada no dia do santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE