Página do jornalista amapaense Cleber Barbosa, voltada a difundir notícias, pensamentos, reflexões e atualidades sobre turismo, comportamento, economia, cultura, política e empreendedorismo.


quarta-feira, 4 de outubro de 2017

PORTO | Vinícius diz que DNIT tem projeto de conclusão do terminal fluvial de Santana

Técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) apresentaram ao deputado federal Vinícius Gurgel (PR/AP), ao prefeito Ofirney Sadala (PSDC) e a todos os vereadores do município, o projeto de construção do novo terminal fluvial de cargas e passageiros de Santana. 
Pela sua posição geográfica privilegiada o porto de Santana tornou-se uma das principais rotas marítimas de navegação e a principal porta de entrada e saída de produtos do Amapá. O Terminal é considerado uma Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4), construída para favorecer a movimentação de cargas e passageiros em áreas distantes, atendidas pelo transporte fluvial.
Também está previsto no projeto um cais de arrimo, rampa de concreto armado, drenagem pluvial, cais flutuante, terminal de cargas e passageiros. Além disso, o terminal de passageiros contará com espaço para guichês de atendimento, vestiários, ambulatório e lanchonetes, com quiosque do café e açaí. 
De acordo o diretor de Infraestrutura Aquaviária do Dnit, Erick Moura de Medeiros, o empreendimento tem previsão para iniciar após o processo licitatório. “Após a liberação da licença ambiental e do orçamento, podemos licitar e começar a construção do terminal”, afirmou Medeiros. 
A apresentação e elaboração do projeto foram anunciadas após articulação do deputado Vinícius Gurgel junto ao Dnit. A obra está orçada em torno de R$ 22 milhões e segundo o parlamentar republicano, parte de sua emenda individual será destinada ao projeto. “O porto um ponto estratégico para alavancar a economia e proporciona mais segurança a toda população santanense e empresários da região. Além disso, vai fomentar o turismo local”, explicou.
O prefeito do município parabenizou Gurgel pelo trabalho junto ao Governo Federal em prol do desenvolvimento da cidade de Santana. “A construção do Terminal de cargas e passageiros é uma grande conquista. É uma obra que vai trazer dignidade para quem usa o porto. Além disso, quero agradecer ao parlamentar pelas emendas destinadas para o asfaltamento do nosso município”, salientou Ofirney Salada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE