Página do jornalista amapaense Cleber Barbosa, voltada a difundir notícias, pensamentos, reflexões e atualidades sobre turismo, comportamento, economia, cultura, política e empreendedorismo.


quarta-feira, 4 de outubro de 2017

OPINIÃO | Notas da coluna ARGUMENTOS, quarta-feira, dia 04 de outubro de 2017.



Fusão

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) no Brasil aprovou integralmente o contrato de Joint Business Agreement (JBA) entre a poderosa companhia aérea American Airlines e a sul-americana LATAM Airlines Group – a antiga TAM.

Chancela

Esta é a terceira aprovação que o JBA entre a American e LATAM recebeu desde seu anúncio, com as primeiras aprovações tendo sido obtidas no Uruguai, em novembro de 2016, e na Colômbia, em maio de 2017.

Negócios

Os acordos de joint business são considerados o futuro da indústria de aviação e, com esta importante aprovação no Brasil, a American Airlines poderá ampliar sua atuação à América Latina e Estados Unidos

Privatização

Por falar em fusões, na verdade privatizações, as estatais CEA e Caesa devem mesmo ser privatizadas. Servidores mais antigos da companhia de energia até já foram desligados, devolvido ao GEA.

Serviço

Sobre a Caesa, a coluna apurou que apenas os ativos (e passivos) podem ser negociados, pois a conceção pública do serviço de água é para o município de Macapá, sabia? Pois é, informação surpreende.

Saúde

O projeto de Randolfe que prevê ajuda de custo para tratamento de saúde em outra cidade está na pauta da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal a votação, ainda essa semana. Ele é o PLS 264/2017, que institui ajuda de custo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que precisarem fazer o tratamento fora da cidade.

Conferir

Oficialmente é para criar um “perfil geral do servidor público do município”, mas quem trabalha na Prefeitura de Macapá diz já ter visto esse filme várias vezes. Mas o fato é que a gestão Clécio Luiz fará fará nova atualização cadastral de todos os servidores efetivos e estatutários do quadro até janeiro.

Asfalto

Enquanto isso, o Governo do Estado, via Setrap, segue recuperando malha viária da cidade. Oficialmente são as chamadas ‘obras de mobilidade urbana’, que o GEA vem executando em Macapá. Avançaram nesta semana para mais uma via do bairro Infraero I e chegam agora à Avenida Floriano Waldeck, na Politec.

Calor

E o tempo, hein? Pra você tá quente em Macapá? Poderia estar pior, diz serviço de Meteorologia. O verão em 2017 está registrando -2°c em relação aos quatro anos anteriores. A informação é do Núcleo de Hidrometeorologia do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas o Iepa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE