Página do jornalista amapaense Cleber Barbosa, voltada a difundir notícias, pensamentos, reflexões e atualidades sobre turismo, comportamento, economia, cultura, política e empreendedorismo.


quinta-feira, 5 de outubro de 2017

MINERAÇÃO | Beadell forma sua primeira turma no programa Jovem Aprendiz do Senai

A Beadell Brasil Ltda., considerada a terceira maior mineradora de ouro do país e a maior empregadora do Estado do Amapá, investe na capacitação de novos talentos nos municípios do entorno da mina Tucano, que opera em Pedra Branca do Amapari, a 200 km da capital amapaense.
Falando à reportagem nesta quinta-feira (05), a empresa anunciou a formatura das 12 pessoas que contemplaram a primeira turma do Jovem Aprendiz, com alto índice de retenção: no total, 66% foram contratados como estagiários ou efetivos para atuar em áreas de Recursos Humanos, Controladoria, Tecnologia da Informação, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Planejamento e Manutenção de Mina, Suprimentos e Geologia. No início de outubro, outros 33 jovens ingressarão na companhia para a segunda edição do programa.“Investir na qualificação e profissionalização de moradores locais que estão no início de sua trajetória profissional é uma honra para a Beadell. Nesta nova etapa, contaremos com um número maior de jovens funcionários, entre 17 e 23 anos, com início a partir de outubro. Com isso, colaboramos com o acesso à educação profissionalizante, com o desenvolvimento da região e a excelência das operações”, afirma Silvia Regina Ferreira, Gerente de Recursos Humanos da Beadell.

Testemunho
Lorena de Paula, 18 anos, estudante do terceiro ano do Ensino Médio, comemora o êxito de sua participação. Ingressou em 2016 e teve a oportunidade de seguir na mineradora após o término do programa, como Auxiliar de Planejamento de Mina. “Hoje o mercado de trabalho procura experiência e é isso que o Jovem Aprendiz proporciona. É uma chance de entrar na empresa sem ter trabalhado antes na área e ainda ganhar certificado e conquistar um bom currículo. O programa me abriu muitas portas e já penso em investir na carreira e cursar a faculdade de Mecatrônica”, diz.

O Jovem Aprendiz tem como objetivo inserir estudantes do Ensino Fundamental ou Médio no mercado de trabalho, oferecendo a oportunidade de estagiar em médias e grandes empresas. A primeira edição foi desenvolvida em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), com dezoito meses de duração, e os integrantes tiveram acesso a 560 horas de aula teórica e 690 horas de experiência prática.

Quase 400 moradores de Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio se inscreveram no processo seletivo para a segunda turma e passaram por provas de português, matemática, atualidades, dinâmica de grupo, avaliação psicológica, entrevista e exames médicos. Com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai – AP) em 2017, a ação contará com 33 participantes, que passarão a atuar nas áreas administrativa, com 400 horas/aula e 800 horas de prática, e eletromecânica, com 640 horas para ambas as atividades.

Sobre a Beadell
Beadell Resources Limited é uma empresa voltada à exploração e produção de ouro, com sede em Perth, Austrália, e escritório no Rio de Janeiro. Sua principal operação é a mina Tucano, localizada no município de Pedra Branca do Amapari, a 200 km de Macapá (Amapá), região Norte brasileira. Em 2016, a mina a céu aberto Tucano produziu 145.870 onças de ouro e os recursos minerais chegaram a 60,6 milhões de toneladas, com teor de1,84 g/t para 3,6 milhões de onças de ouro. O empreendimento é destaque em mão de obra, empregando cerca de 950 pessoas em regime direto e terceirizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE