Página do jornalista amapaense Cleber Barbosa, voltada a difundir notícias, pensamentos, reflexões e atualidades sobre turismo, comportamento, economia, cultura, política e empreendedorismo.


segunda-feira, 4 de setembro de 2017

TURISMO | Tradicional Festival do Abacaxi de Porto Grande inicia na próxima sexta-feira

Foto: Denise Quintas/Sebrae
A 25ª edição do tradicional Festival do Abacaxi, um dos maiores eventos do calendário cultural do Amapá, inicia na próxima sexta-feira, 8, com a proposta de valorizar a agricultura familiar amapaense e de movimentar a economia de Porto Grande. O município possui mais de 20 mil habitantes e, atualmente, é o maior produtor de abacaxi do Estado. A expectativa é que 60 mil pessoas visitem a cidade durante o evento, que reunirá atrações culturais e gastronômicas até o dia 10 de setembro.
O Festival do Abacaxi é organizado pela Prefeitura de Porto Grande, com apoio do Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O evento surgiu na década de 1990 com o propósito de incentivar os produtores rurais do município. “Nós produzíamos e não tínhamos como divulgar nossa produção, então surgiu a ideia de criar o festival para que o público pudesse vir à cidade conhecer a qualidade de nosso trabalho”, conta o agricultor Otaciano Nogueira, que atua há mais de 20 anos no município.
Em 2017, o evento beneficiará, diretamente, 200 microempreendedores que comercializarão produtos derivados da fruta como doces, sucos, compotas, geleia e até a pizza. O secretário de Estado da Cultura, Dilson Borges, ressalta que, por atrair um grande número de turistas, o festival impulsionará a economia do município. “Além dos agricultores, serão beneficiados empresários do ramo hoteleiro e aqueles que atuam em bares e restaurantes não só de Porto Grande como dos municípios do entorno”, destaca.
“Faltam quatro dias para o evento começar e já é difícil encontrar locais para hospedagem, porque as pessoas fazem reserva com antecedência”, pontua o prefeito do município, José Maria Bessa de Oliveira, acrescentando que o município passou por uma revitalização, especialmente no balneário, onde acontece o evento. Bessa ressalta que o Festival do Abacaxi acontece tradicionalmente no início de setembro, pelo fato de que este é o período do pico de safra da fruta no município.
O secretário adjunto do gabinete do governador, Carlos Marques, reforça que a festividade é uma verdadeira vitrine das potencialidades de Porto Grande, um dos maiores produtores de árvores frutíferas do Amapá. Além do abacaxi, o município se destaca na produção de laranja, banana, mamão, melancia, maracujá e outras espécies. O município também é conhecido pelo potencial madeireiro e mineral e por suas belezas naturais.
Marques reforça que o Estado vem intensificando os investimentos no município, com o intuito de melhorar a qualidade de vida de população. Durante o mês de agosto, o Governo do Amapá entregou equipamentos agrícolas para uso dos produtores rurais da localidade que, com a produção mecanizada, terão redução no tempo de plantio, o que possibilitará aumento da área plantada e, consequentemente, maior cultivo e ampliação da renda. Na ocasião, governo estadual assinou um convênio de limpeza pública com a Prefeitura de Porto Grande.

Cultura
A programação cultural do evento inclui o show da baiana Babado Novo, no sábado, 9, e da paraense Banda da Loirinha, na sexta-feira, 8. Ambos começam a partir de 1h. Haverá ainda a escolha da Rainha do Festival do Abacaxi 2017 e Miss Amapá das Américas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE