Página do jornalista amapaense Cleber Barbosa, voltada a difundir notícias, pensamentos, reflexões e atualidades sobre turismo, comportamento, economia, cultura, política e empreendedorismo.


sábado, 9 de setembro de 2017

OPINIÃO | Notas da coluna ARGUMENTOS, sábado, dia 09 de setembro de 2017.


Língua

Profissionais da saúde da rede estadual iniciaram curso de francês para agilizar a comunicação com entidades e equipes da Guiana Francesa. Capacitação terá duração de um ano com dois órgãos estratégicos: a Sesa e Centro de Cultura Franco Amapaense.

Barreira

De acordo com a presidente do Comitê Gestor Estadual de Saúde na Fronteira, Silvia Maués, os trabalhos em cooperação com entidades da Guiana Francesa se tornam complicados pelo obstáculo da comunicação.

Campanha

Placas informativas sobre o bullying deverão ser afixadas em escolas da rede pública e privada. É o que prevê um projeto de lei de autoria da deputada estadual Marilia Góes (PDT), que visa combater essa prática.

Prevenção

Cada escola deverá ter no mínimo uma placa alertando sobre os perigos do bullying e o que provoca na vítima, como déficit de concentração, aprendizagem, baixa autoestima, transtornos, fobias e até depressão.

O tom

Marília, que é delegada de polícia: “ Bullying não é brincadeira. É um assunto que precisa ser discutido com a participação de todos e combatido. É na escola onde ocorrem as primeiras interações sociais”.

Árvore
A Praça da Samaúma, tornou-se uma opção de cultura, lazer e entretenimento com segurança para as famílias de Macapá. Com esse objetivo, a Procuradoria-Geral de Justiça em parceria com a Prefeitura de Macapá, iniciam o projeto “Luau na Samaúma”, que reuniu gente de todas as idades ontem à tarde.

Jari

Agentes financeiros e empresários marcaram presença no Seminário de Crédito promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Evento foi no Sebrae de Laranjal do Jari, no sul do estado.

Ajuda

Durante o encontro, o gerente do BNDES apresentou produtos e linhas de crédito diferenciadas voltadas às Micro e Pequenas Empresas, entre elas, BNDES Finame, BNDES Automático, Cartão BNDES e BNDES MPME Inovadora.O João Alvarenga, superintendente do Sebrae, se disse muito satisfeito.

Mercado

“Nossa intenção é que após este momento os empresários possam negociar o apoio financeiro diretamente com os agentes operadores dos recursos do BNDES no Amapá, que são Banco do Brasil, Caixa, Banco da Amazônia e bancos particulares”, diz Mário Miranda, do BNDES.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE