Página do jornalista amapaense Cleber Barbosa, voltada a difundir notícias, pensamentos, reflexões e atualidades sobre turismo, comportamento, economia, cultura, política e empreendedorismo.


terça-feira, 5 de setembro de 2017

OPINIÃO | Notas da coluna ARGUMENTOS, terça-feira, dia 05 de setembro de 2017.

Agro

O governador Waldez recebe nesta terça-feira representantes do setor da pecuária, liderados pelo próprio presidente da Diagro, a agência estadual de inspeção e defesa agropecuária. Em pauta, os protocolos até a decretação de estado livre de aftosa com vacina.

Meta

Apenas quatro estados – Amapá no meio – não estão livres totalmente da febre aftosa e com isso o país inteiro não tem ainda o reconhecimento da Organização de Saúde Animal (OIE, sigla em inglês).

‘Eu não’

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes afirmou ontem, em Paris, que não cobra por palestras ou aulas magnas em eventos aos quais é convidado a participar. E não quis comentar sobre colegas.

Pesquisa

Em matéria publicada ontem a Folha de S.Paulo procurou 87 ministros dos cinco principais tribunais em Brasília, numa enquete para saber como se dá a remuneração do sministros para essas palestras.

Negativa

A grande maioria deles (76%) preferiu não informar no levantamento da Folha se recebeu ou não pagamentos por palestras de empresas e órgãos públicos nos últimos quatro anos (2014-2017).

Vitrine

Uma equipe de reportagem do “Fantástico”, da Rede Globo, está percorrendo municípios do interior do Amapá, especialmente em cidades como Serra do Navio e Pedra Branca do Amapari. A pauta, claro, a enorme polêmica em torno da extinção da RENCA que tem dado o que falar no país.

Personagens
Entre os entrevistados que a equipe de Ernesto Paglia já identificou em Serra do Navio, um casal de ex funcionários da Icomi, empresa que explorou minério de manganês no Amapá por quase 50 anos e que recentemente anunciou estar projetando a retomada de suas operações na vila de Serra do Navio.

Foco

A bem da verdade, o projeto de manganês da ICOMI S.A. em Serra do Navio está fora da área da RENCA, mas a experiência com mineração parece ser o foco da reportagem, que deverá ir ao ar no próximo domingo. A ideia é ouvir relatos de vários setores a respeito dos efeitos da mineração nas comunidades.

Volta

A equipe é chefiada pelo jornalista Ernesto Paglia, que já esteve em outras oportunidades no Amapá, uma delas o projeto “JN no Ar”, de 2010, quando o próprio âncora do Jornal Nacional, Willian Bonner, veio pessoalmente a Macapá abrir a série de reportagens do telejornal global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE