Página do jornalista amapaense Cleber Barbosa, voltada a difundir notícias, pensamentos, reflexões e atualidades sobre turismo, comportamento, economia, cultura, política e empreendedorismo.


terça-feira, 19 de setembro de 2017

AUTOMÓVEL | Os perigos dos espelhos retrovisores esféricos ou chamados 'convexos'

Note que o espelho não registra a imagem do carro, num "ponto cego"
Os espelhos retrovisores dos veículos além de acessórios obrigatórios são ferramentas valiosas para a segurança do ato de dirigir. Eles possibilitam que o motorista, sem precisar fazer movimentos físicos mais forçados, possa ter a visão da retaguarda e das laterais do seu carro, o que empresta mais segurança em suas manobras. Mas de uns tempos para cá surgiram os espelhos esféricos, ou convexos, aqueles mais circulares, que ampliam o campo visual do motoristas, mas que refletem imagens menores, causando uma perigosa ilusão de ótica. É preciso ficar atento.
Algumas fábricas já preocupadas com isso, trazem nestes espelhos a inscrição "objects in the mirror are closer than they appear" que significa "os objetos no espelho são mais próximos do que aparecem". Em linhas gerais, pode-se dizer que as imagens refletidas por esses espelhos podem dar a impressão de que os objetos podem estar mais longe, quando na verdade estão bem próximos e pior, no caso de carros e motos, estar bem ao lado do seu veículo. 
A inscrição em inglês alerta para os riscos das imagens refletidas menores
É comum ver  casos de motoristas que ainda estão se adaptando aos carros mais modernos que já vem de fábrica com esses espelhos. "A gente pega cada susto, pois olha pelo espelho e vê um carro mais distante e faz uma mudança de faixa de rolamento, por exemplo, quando recebe aquele buzinaço do outro motorista, pois quase provocamos uma batida", relata Carlos Alberto Souza, 36, que possui uma picape.
Então o Blog convida você amigo leitor que ainda não percebeu esse "fenômeno" a fazer um exercício de observação de todos esses aspectos da reportagem. Mas, por segurança, faça essas observações com o seu carro parado, assim os riscos de se envolver em um acidente de trânsito não existem. E se você decidir topar fazer o nosso teste, observe outro aspecto importante para a segurança, identificando os chamados "pontos cegos" de seu carro, como por exemplo áreas não cobertas pela rede de espelhos e áreas encobertas por colunas, encostos de cabeça ou mesmo pelo desenho do seu possante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE