Página do jornalista amapaense Cleber Barbosa, voltada a difundir notícias, pensamentos, reflexões e atualidades sobre turismo, comportamento, economia, cultura, política e empreendedorismo.


sexta-feira, 8 de setembro de 2017

AMAPÁ | Profissionais da saúde do estado recebem capacitação no idioma francês

Profissionais da Saúde da rede Estadual iniciaram um curso de francês para agilizar a comunicação em trabalhos com entidades e equipes técnicas equivalentes da Guiana Francesa. Com início em agosto e duração de um ano, o governo do Estado possibilitou a capacitação por meio de cooperação entre dois órgãos estratégicos: a Secretaria Estadual de Saúde do Amapá (Sesa) e Centro de Cultura Franco Amapaense. 
Entre as equipes contempladas estão as de Vigilância em Saúde, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis – Aids (IST/AIDS), Setor do Programa de Tuberculose, Doenças Vetoriais, Comissão Intergestores Regionais – Norte (CIR/Norte), Imunização, Atenção Básica e Laboratório Central de Saúde Pública do Amapá. 
De acordo com a presidente do Comitê Gestor Estadual de Saúde na Fronteira, Silvia Maués, os trabalhos em cooperação com entidades da Guiana Francesa se tornam complicados pelo obstáculo da comunicação. “Temos dificuldades em manter, com maior frequência, a comunicação via email e por telefone, o que dificulta o avanço na elaboração dos planos de trabalho, por isso criamos a capacitação, visando melhorar o diálogo e promover mais intercâmbios e elaboração de projetos”, explica Maués.
Cerca de 40 profissionais participam das aulas no Centro de Cultura Franco Amapaense, divididos em duas turmas, nos turnos da tarde e noite, às terças e quintas-feiras. Segundo Silvia Maués, o próximo encontro com entidades da Guiana será a Semana de Saúde na Fronteira, que ocorre de 16 a 20 de outubro. “Certamente será uma oportunidade para aplicação prática de francês dos alunos da capacitação”, finaliza a presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE