Página do jornalista amapaense Cleber Barbosa, voltada a difundir notícias, pensamentos, reflexões e atualidades sobre turismo, comportamento, economia, cultura, política e empreendedorismo.


sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Amapá e Guiana Francesa voltarão a discutir serviço de urgência e emergência na fronteira

Na próxima segunda-feira, 7, o Governo do Estado começará a discutir a sistematização do serviço de urgência e emergência na região de fronteira, durante a I Reunião do Sub Grupo Temático Urgência e Emergência, para integrar tanto as equipes do município de Oiapoque, quanto as de São Jorge, no lado da Guiana Francesa.
A intenção é manter o diálogo para fortalecer a prestação do serviço, principalmente no que diz respeito à transferência de pacientes de São Jorge para Oiapoque ou no sentido inverso, para que seja dada continuidade na assistência à saúde de brasileiros e franceses quando houver necessidade de transferência.
A temática é uma demanda prioritária dos assuntos transfroteiriços relacionados à saúde, por envolver o atendimento hospitalar nos dois países, unidades do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu) e a formação e qualificação dos profissionais na prestação do serviço.
Segundo a presidente do Comitê Gestor Estadual de Saúde na Região de Fronteira, Silvia Maués, a prática é bastante comum e precisa de protocolos. "Pela grande circulação de franceses em Oiapoque e de brasileiros na Guiana, o serviço de urgência e emergência nos dois países precisa ter protocolos, estabelecimento de fluxos e uma boa comunicação para não prejudicar a saúde desses cidadãos se houver necessidade de transferência para dar continuar no tratamento", explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE