Página do jornalista amapaense Cleber Barbosa, voltada a difundir notícias, pensamentos, reflexões e atualidades sobre turismo, comportamento, economia, cultura, política e empreendedorismo.


terça-feira, 27 de setembro de 2016

Empresa AMCEL comemora seus 40 anos de atividades no Amapá

O governador do Amapá compareceu à cerimônia com tradição japonesa que marcou a data
A AMCEL, Amapá Florestal e Celulose S.A., está comemorando este ano, seu quadragésimo aniversário de atividades ininterruptas no Estado. Fundada pelo grupo CAEMI em 1976, ainda durante a existência do território federal, a empresa é pioneira na Amazônia em manejo florestal sustentável e, nesses 40 anos de existência, vem processando cavacos de eucalipto nos mais exigentes padrões de qualidade, suprindo de matéria prima a indústria de celulose e produtos de madeira nos países da Europa e da Ásia.
Com área de influência em diversos municípios do Estado, a AMCEL, gera hoje mais de 600 empregos diretos e cerca de 3 mil postos indiretos de trabalho, incluindo a cadeia de fornecedores, prestadores de serviço existentes nas áreas de atuação. É atualmente controlada acionariamente pelos grupos japoneses Nippon Paper Industries e NYK- Nippon Yusen Kaisha, ambas com experiência global nas áreas florestal, produção de celulose, papel, logística de transporte e navegação marítima. A AMCEL exporta, através da CDSA-Companhia Docas de Santana, cerca de 900 mil toneladas de cavaco de eucalipto por ano e é considerada a maior operadora portuária e também a maior exportadora do Estado do Amapá.
Para a AMCEL, gestão social consiste em agir com transparência, ética e responsabilidade na relação com as partes interessadas, respeitando direitos e contribuindo positivamente para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Entre os principais programas sociais apoiados pela empresa estão: Educação de Jovens e Adultos, Projeto Escola da Madeira, Projeto Pirralho, Projeto Infoco, Projeto Carcará e Parceria com apicultores da região de Porto Grande. Todos voltados à educação e aprimoramento da mão de obra das comunidades ao entorno de suas atividades, e em especial, as comunidades mais carentes.

Funcionários e convidados da AMCEL compareceram a um coquetel em Macapá
O grande desafio na área ambiental, para a AMCEL, é manter o meio ambiente e os padrões da legislação vigente e da Certificação Ambiental NBR ISO 14001.  Para isso, a empresa prioriza a melhoria contínua dos processos produtivos, sempre alinhadas com sustentabilidade econômica, social e ambiental. As florestas da AMCEL são certificadas pelo princípios e critérios do FSC, CERFLOR e PEFC de Manejo Florestal e Cadeia de Custódia.
Entre as principais atividades da gestão ambiental estão a preservação de áreas de interesse comunitário; monitoramento ambiental, buscando conhecer a dinâmica dos vários recursos naturais, preservando nascentes e faunas naturais e gerenciamento de resíduos que estabelece os procedimentos para descarte e utilização de rejeitos gerados nas atividades florestais, de forma a reduzir seus impactos no meio ambiente.
“Procuramos agir de forma a gerar benefícios sociais, econômicos e ambientais a todos com quem interagimos. E não hesitamos em revisar e atualizar nossos conceitos, sempre que necessário, desde que para contribuir, de forma positiva, com o crescimento e o desenvolvimento das comunidades vizinhas. Na questão ambiental, tudo é feito sob total controle, através de monitoramentos ambientais, gerenciados pelo Sistema de Gestão Ambiental da Organização”, garante Carlos Penha, gerente para Assuntos Regionais e Institucionais da empresa.
Ontem a empresa ofereceu um coquetel aos seus colaboradores, autoridades e imprensa para comemorar o aniversário. Executivos da Nipon Paper e da NYK- Nippon Yusen Kaisha, vindos do Japão, participaram do evento e falaram sobre o sucesso do empreendimento florestal sustentável e agradeceram as parcerias com as comunidades que permitem o seu desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE