Página do jornalista amapaense Cleber Barbosa, voltada a difundir notícias, pensamentos, reflexões e atualidades sobre turismo, comportamento, economia, cultura e política.

PUBLICIDADE

sábado, 5 de março de 2016

CARIBE ALTERNATIVO: Amapaenses descobrem uma nova Colômbia!


Cleber Barbosa
Editor de Turismo do Diário do Amapá

Três acadêmicos do curso de Relações Internacionais da Unifap (Universidade Federal do Amapá) acabam de retornar de uma viagem de intercâmbio para a Colômbia trazendo na bagagem não apenas os ensinamentos acadêmicos obtidos após seis meses de muito estudo, mas recordações de um país que dizem ser surpreendente. Ariane Borges, 21, Jorge Vaz, 22 e Camila Santos, 21 também reúnem informações para um guia de viagem em que a economia poderá fazer a diferença.

Segundo Ariane, em relação a outros destinos caribenhos bem mais badalados, como St. Martin, Aruba, Margarita, enfim, a Colômbia pode-se dizer que é uma alternativa bem mais barata. “Na verdade tem muita gente que nem sabe que aquele país faz parte do Caribe, é o mesmo oceano”, diz a universitária. Durante décadas o país ficou conhecido mundialmente apenas por ser um grande produtor de drogas e também sede das FARC, as chamadas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. Só que a acadêmica Ariane diz que  os conflitos armados são bem pontuais e que a Colômbia é um destino turístico com enorme potencial para ser destaque no Continente. “A Colômbia é um país surpreendente, pois é muito rico do ponto de vista cultural e de grande diversidade natural, pois para se ter uma ideia existe neve de um lado e praias quentes de outro”, revela a moça, que lembra também das oscilações de temperatura nas viagens que fez pelo país.

E ela ainda descreve outra vantagem comparativa de lá. “Muita gente não sabe mas a Costa da Colômbia também faz parte do Caribe, possui mar transparente e não custa tão caro como outros países caribenhos, como Bahamas, Jamaica e República Dominicana, que são destinos mais consolidados e que recebem bem mais turistas  durante todo o ano”, compara.

Ela diz que é possível observar que existe uma política de estado voltada ao incremento do turismo, tanto que a receptividade das pessoas é muito grande com os turistas estrangeiros. “Desde o taxista, passando pelos garçons, enfim, as pessoas sabem valorizar o fato de que o turismo é uma atividade econômica e que pode ajudar o país. A gente percebe que todos lá parece querer mostrar o outro lado, uma nova imagem, para que os visitantes saiam falando bem do país deles e que possam voltar ou até mesmo recomendar que outras pessoas viagem para lá”, analisa a estudante amapaense.

Do mar à Cordilheira, curiosidades do país
Ainda sobre a diversidade natural da Colômbia, Ariane explica que a Cordilheira dos Andes também corta o território colombiano e desta forma existem chalés para temporada e até estações de esqui. Perguntada sobre uma dica de passeio, não hesita ao apontar a cidade de Cartagena. “Escondida entre muralhas, a cidade reúne em um mesmo lugar o passado colonial da região, que lhe rendeu o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, e um litoral de tons, aromas e sabores que agrada a todos”, derrete-se a estudante. A Colômbia possui voos diários para o Brasil, via São Paulo, com duas a horas a menos que o fuso de Brasília. Sua população é de 48 milhões de habitantes, a moeda é o peso e turistas brasileiros não precisam de visto para entrar.
Os três acabaram ficando em cidades separadas na Colômbia, pois a bolsa era para universidades diferentes. A Unifap ajudava nas despesas com R$ 3,6 mil para todo o semestre; as universidades locais aportavam $ 936 mil pesos colombianos, o equivalente a R$ 700. Jorge diz que já tinha viajado pelo curso para Caiena, Paramaribo e Georgetown, na região do Platô das Guianas, mas diz ter adorado a Colômbia.

Com atrações das mais variadas país quer atrair ainda mais turistas
A Proexport Colômbia, organização de promoção do turismo no país, quer atrair 4 milhões de turistas de todo o mundo neste ano. O número de turistas brasileiros tem crescido na Colômbia. Durante todo o ano de 2012, foram 85.947 brasileiros. Já em 2013 foram 75.164 brasileiros só até outubro.

As belas praias no mar do Caribe, locais para mergulho, o café de qualidade internacional e a rica cultura do país do escritor Gabriel García Márquez, vencedor do Nobel de Literatura, atraem cada vez mais turistas. Conheça paisagens que marcam a Colômbia.

Cartagena das Índias: com uma formosa baía, Cartagena de Índias foi eleita Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco. As melhores praias na área de Cartagena se encontram nas ilhas do Rosário, Barú e San Bernardo.

San Andrés: fica a 700 quilômetros da costa continental colombiana. Há extensas praias de areia branca e águas claras onde se praticam esportes aquáticos

Providência e Santa Catalina: Tem montanhas verdes e uma grande barreira de corais. Estão localizadas a oeste do Mar Caribe, a cerca de 240 km da costa da América Central e 72 km ao norte de San Andrés. O transporte é feito a partir de San Andrés, com aviões que saem diariamente.

Café: Antioquia, Caldas, Risaralda, Quindío e Vale do Cauca reúnem um total de 62 municípios produtores e exportadores do produto no Triângulo do Café.

CURIOSIDADES

- A palavra Colômbia significa terra de Cristóvão Colombo, e foi concebida por Francisco de Miranda para se referir a todo o Novo Mundo, especialmente aos territórios sob domínio espanhol e português.

- Parte do Círculo de fogo do Pacífico, uma região do mundo sujeita a terremotos e erupções vulcânicas fica na Colômbia.

48 milhões
É o terceiro país mais populoso da América Latina, depois do Brasil e do México.

CORDILHEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!