Página do jornalista amapaense Cleber Barbosa, voltada a difundir notícias, pensamentos, reflexões e atualidades sobre turismo, comportamento, economia, cultura e política.

PUBLICIDADE

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Ibope divulga a primeira pesquisa para governador e senador do AP

O Ibope divulgou, ontem, a primeira pesquisa do instituto sobre as intenções de voto aos sete candidatos que concorrem ao governo do Amapá nas Eleições 2014. Waldez (PDT) aparece com 40%; Lucas Barreto (PSD) tem 15% e Camilo Capiberibe (PSB) registrou 12%. Além deles, Bruno Mineiro (PT do B) e Jorge Amanajás (PPS) tem 7%. Eles são seguidos por Genival Cruz (PSTU) 2%; e Décio Gomes (PCB) com 1%. Branco/nulo: 9% - Não sabe/não respondeu: 7%. A pesquisa foi encomendada pela Rede Amazônica e ouviu 812 eleitores em seis municípios amapaenses, no período de 8 a 10 de agosto. A pesquisa foi registrada no TRE-AP sob o protocolo Nº AP-00003/2014 e no TSE sob protocolo Nº BR-00348/2014. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso significa que há probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Rejeições

A pesquisa do Ibope também aferiu a taxa de rejeição de cada um dos candidatos, isto é, aquele em quem o eleitor diz que não votará de jeito nenhum. 

- Camilo Capiberibe (PSB): 68%

- Waldez Góes (PDT): 16%

- Jorge Amanajás (PPS): 6%

- Bruno Mineiro (PT do B): 5%

- Lucas Barreto (PSD): 5%

- Genival Cruz (PSTU): 4%

- Décio Gomes (PCB): 2%

- Poderia votar em todos: 1%

- Não sabe/não respondeu: 7%


Avaliação do atual governo

A pesquisa também ouviu a opinião dos eleitores sobre a administração do governador Camilo Capiberibe até o momento. Segundo o Ibope, 50% dos eleitores classificaram a administração como "péssima". Outros 20% afirmam que ela é "regular". Os que dizem que a administração é "ruim" somam 15%. Classificaram como "boa" 9% dos eleitores. 4% dos eleitores classificaram a gestão como "ótima" e 2% não sabem ou não responderam.


Conforme informa o jornal “O Globo”, para o Senado, a pesquisa do Ibope apontou que Gilvam Borges tem 31% das intenções de voto. Ele está na frente de Davi Alcolumbre, que tem 20%. Em seguida vem Dora Nascimento e o Promotor Moisés, com 5%. Os números também são equivalentes à pesquisa de “O Tablóide”. Nela, Gilvam Borges apareceu com 35,66% das intenções de voto e Davi Alcolumbre com 15,15%; Dora Nascimento, 5,35%; Raquel Capiberibe, 4,20% e Promotor Moisés, 3,26%.
Postado por Amapá no Congresso 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!