Página do jornalista amapaense Cleber Barbosa, voltada a difundir notícias, pensamentos, reflexões e atualidades sobre turismo, comportamento, economia, cultura, política e empreendedorismo.


terça-feira, 2 de abril de 2013

Governo do Amapá tem novos secretários de estado

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, voltou a mexer pedras no tabuleiro administrativo e posicionou sete novos gestores na linha de frente do Executivo estadual. Eles foram empossados na tarde desta segunda-feira, 1º de abril, durante cerimônia no Palácio do Setentrião. As mudanças passaram pelos primeiro e segundo escalões do Governo.
Na Secretaria de Estado da Administração (Sead) entrou o deputado estadual (PSB), Aguinaldo Balieiro – de onde sai Luiza Cearense. O engenheiro Hamilton Coutinho toma assento no lugar de Joel Banha, que deixa a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) para assumir a vaga do deputado pelo PSB na Assembleia Legislativa do Amapá (AL/AP).
À frente da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ficará a enfermeira Olinda Consuelo, que terá como secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Olavo Magalhães Picanço Júnior, assim como adjunto de gestão o delegado de polícia Sávio Pinto, que saiu do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para dar lugar ao tenente da Polícia Militar Aurivan Gomes da Silva.
Na Secretaria de Estado da Cultura (Secult), onde administrou desde o início do mandato o artista Zé Miguel, toma posse Luiz Pingarilho. Na Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) assume Mário Brandão. E na Escola de Administração Pública do Amapá (EAP) entra o professor Adalberto Ribeiro – ex-secretário de Estado da Educação.
Depois de agradecer, nominalmente, o trabalho desenvolvido pelos gestores que deixam a base administrativa governamental e os que foram realocados em outros cargos, o governador Camilo Capiberibe fez um breve detalhamento dos desafios que os novos chefes de Estado terão pela frente.
Na Sead, Balieiro recebeu a missão imediata de agilizar a posse de mais de 800 professores até o próximo dia 8 de abril, data do início do calendário escolar 2013 da rede pública de ensino. O governador também pediu ao novo secretário atenção especial aos classificados no concurso do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).
Camilo Capiberibe frisou também que a escolha da enfermeira Olinda para gerir a Saúde se deu pela experiência na linha de frente de hospitais e pelo conhecimento que ela domina na Atenção Básica à Saúde – área de atuação de responsabilidade do município, do qual ela é servidora e atuou durante muito tempo. “Com essa experiência, a secretária Olinda poderá nos ajudar na condução da parceria na área da Saúde que fizemos com a Prefeitura de Macapá”, completou o governador.
Durante a cerimônia, ele também anunciou que o governo encaminhará à AL/AP ainda no mês de abril o Projeto de Lei da Reforma Administrativa do Governo, cuja prioridade é modernizar os modelos da Saúde e Educação.
Secretário de Cultura, Luiz PingarilhoNa Secult, o secretário Pingarilho chega com a tarefa de articular uma maior aproximação do governo com o segmento cultural. O governador também elogiou o trabalho do ex-secretário Zé Miguel, com destaque para a implantação dos editais de cultura, Feira de Livros do Amapá (Flap) e eventos como a quadra junina, os ciclos do Marabaixo e o Carnaval deste ano.
Na infraestrutura, o governador Camilo destacou a experiência do engenheiro Hamilton Coutinho, e pediu mais celeridade na execução das obras em andamento, como o Estádio Zerão. Ele também enumerou os desafios nas edificações cujos projetos já estão concluídos como a ampliação de hospitais e a construção do campus da Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
Também ressaltou o legado deixado pelo ex-secretário de Infraestrutura, Joel Banha, ao evidenciar inaugurações como o recente Mercado do Pescado Igarapé das Mulheres, a rodovia Tancredo Neves, Escola Augusto dos Anjos e Cidade do Samba.
Diretor-presidente do Detran, Aurivan GomesNo Detran e na EAP, a ordem é dar continuidade ao trabalho gerenciado pelos ex-diretores presidentes, Sávio Pinto e Izabel Cambraia, respectivamente. “A EAP é importante para a qualificação do nosso servidor para que possamos avançar nas políticas públicas. E o Detran é um órgão essencial para a segurança Pública e temos que preparar a implantação do Plano Rodoviário Estadual”, concluiu o governador.
Esta foi a segunda vez que o governador promoveu trocas no setor administrativo. No mês de fevereiro, as mudanças ocorreram na Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (SIMS), onde entrou Cláudia Camargo Capiberibe; na Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro), onde está agora Marco Antônio Silva de Souza; e no comando do Corpo de Bombeiros, onde assumiu o coronel Miguel Rosário do Nascimento.
Secretário de Administração, Aguinaldo Balieiro Estiveram presentes na cerimônia o presidente da Assembleia Legislativa, Júnior Favacho e o líder da bancada amapaense no Congresso Nacional, deputado federal Evandro Milhomem.
Perfis
Agnaldo Balieiro da Gama: licenciado e bacharelado em História pela Universidade Federal do Amapá, exerceu atividade militar no período de 1990 a 2010, como professor de história de 1998 a 2004. Em 2010 foi eleito deputado estadual. Na Assembleia Legislativa atua como membro da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e Comissão de Saúde e Assistência Social.
Secretária de Saúde, Olinda ConsueloOlinda Consuelo Lima Araújo: especialista em Enfermagem em Obstetrícia, Epidemiologia, formação profissional de saúde, equipes em gestão de sistemas e serviços de saúde. Enfermeira da Sesa e da Prefeitura Municipal de Macapá. Preceptora do Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica da Sesa. O último cargo que estava ocupando era de diretora do Hospital da Criança e do Adolescente. Tem experiência como docente nas áreas de enfermagem materno-infantil, médico-cirúrgica e saúde pública.
Secretário de Infraestrutura, Hamilton CoutinhoHamilton Lobato Coutinho: é Engenheiro Civil, formado pela Universidade Federal do Pará, pós-graduado em Auditoria e Controladoria, curso em nível de especialização, promovido pelo Ceap; consultor da Organização Pan-Americana da Saúde junto à Funasa, em 2010. Atuou como oficial de Gabinete do Tribunal de Contas do Amapá. No Governo do Estado ocupou os cargos de: diretor-técnico da Caesa, nos períodos de 1978 a 1985 e de janeiro de 2011 a março de 2013; diretor-presidente da Caesa, de 1989 a 1991; secretário de Estado de Obras e Serviços Públicos, de 1995 a 1998; diretor do Departamento Estadual de Turismo, de 1999 a 2000 e chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Secretário de Desporto e Lazer, Mario BrandãoInfraestrutura, no período de 2001 a 2002. Na Prefeitura Municipal de Macapá ocupou os seguintes cargos: diretor-presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento e Urbanização, no período de 1986 a 1988; e secretário municipal de Obras, de 1993 a 1994.
Mário da Silva Brandão: bacharel em Direito. Pela Prefeitura Municipal de Santana ocupou os cargos de assessor político e Secretário de Cultura, Desporto e Lazer; e ocupou o cargo de assessor parlamentar tanto na Assembleia Legislativa como na Câmara dos Deputados.
Diretor-presidente da EAP, Adalberto RibeiroJosé Aurivam Gomes da Silva: licenciado e bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Amapá. Tem experiência profissional como policial militar, professor de geografia e ocupou o cargo de gerente da Ciretran do município de Laranjal do Jari.
Adalberto Carvalho Ribeiro: professor pesquisador vinculado à Universidade Federal do Amapá, com doutorado em Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. É advogado pela secção OAB/AP e foi secretário de Estado da Educação do atual governo.
Secretário-adjunto de Saúde, Sávio Pinto Francisco Sávio Alves Pinto: bacharel em Direito pela Universidade Federal do Amapá, pós-graduado em Ciências Criminais pela Uniderp; em Direito Ambiental pela Unifap e em Segurança Pública pelo Ceap. Já exerceu os cargos de sargento do Exército, técnico judiciário do Tribunal de Justiça do Amapá e é delegado de Polícia Civil desde o ano de 2007. Já foi titular da delegacia de Amapá, da primeira delegacia de polícia de Santana, coordenador do GGI da Sejusp e coordenador da Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento (Aifa), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública. Professor de direito penal e processo penal na Fama, Fabran e Ceap, além de professor colaborador de direito administrativo na Unifap. E desde o ano de 2012 esteve diretor do Departamento Estadual de Trânsito.
Elder de Abreu/Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE