Página do jornalista amapaense Cleber Barbosa, voltada a difundir notícias, pensamentos, reflexões e atualidades sobre turismo, comportamento, economia, cultura, política e empreendedorismo.


quinta-feira, 19 de julho de 2012

Eleições: Macapá é a capital com mais filiados a partidos

Para muitos cidadãos, o envolvimento com a política vai além da presença nos dias de votação, e inclui a filiação a um partido, bem como a militância nele. Terra apurou o índice de filiados a legendas em cada capital do País, e observou que grandes centros não estão no topo da lista das cidades mais politizadas - no sentido de ter mais eleitores envolvidos no processo político partidário -, cujo ranking Macapá como capital número 1. Confira como está essa distribuição no infográfico de eleitores filiados em capitais.


As capitais brasileiras concentram boa parte da população nacional e das principais decisões políticas do país. No mapa abaixo, estão registrados os índices de filiação partidária verificados nessas cidades. Macapá é a capital mais partidarizada, deixando para trás centros como São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte, tidos como redutos de grande efervescência político partidária. Na ponta inversa aparece Manaus, município em que a população prefere se manter distante dos partidos políticos, apresentando menos de 5% do eleitorado vinculado formalmente a legendas partidárias.

Foto: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE