Página do jornalista amapaense Cleber Barbosa, voltada a difundir notícias, pensamentos, reflexões e atualidades sobre turismo, comportamento, economia, cultura, política e empreendedorismo.


segunda-feira, 28 de maio de 2012

Coluns Argumentos, domingo e segunda, 27 e 28.05.2012

Causa nobre

Autor do projeto de cotas para negros nas universidades, o senador José Sarney (PMDB-AP) diz que isso é para reparar parte da dívida histórica do país com os irmãos afrodescendentes. Nesta segunda-feira Sarney preside sessão solene do Congresso Nacional destinada a comemorar os 124 anos de Abolição da Escravatura, no Plenário.

Também gosto

Tem muito goiano, brasiliense e alguns matogrossenses procurando piquiá em Macapá. Na região deles o fruto é consumido com arroz, mas por aqui manda a tradição que seja acompanhado apenas com farinha bem torrada e café. Nas feiras livres da cidade a quantidade ofertada é muito pequena e acaba cedo. Alguém pode (nos) ajudar.

No quilombo

A secretária estadual do turismo, Helena Colares, foi ao Curiaú ontem, balançar, literalmente, a comunidade local. Trata-se do projeto Tambor no Quilombo que a Setur vem tocando com a idéia de valorizar de uma só tacada três coisas: o próprio Curiaú, os quilombolas e o Marabaixo. O turismo, penhoradamente, agradece.

Cultura

Hoje é o Dia da Murta da Trindade, sendo marcado pelo tradicional “Cortejo da Murta”, a partir das 14h. A programação e trajeto têm início na Casa do Artesão, e término na Igreja de São José, após realização de tradicional ritual de benção da murta. É coisa nossa, minha gente, vamos prestigiar.

De Marinha

Entrevistado deste domingo no Diário do Amapá, o capitão dos portos, capitão de Fragata Carlos Neves, tem ritmo acelerado na Capitania. Ele assumiu a unidade em fevereiro passado. Das 12 embarcações de sua frota, nove estavam quebradas, mas três estão prontas para ser lançandas à água, como se diz por lá. As outras 6 até 1 de julho. Determinação é tudo.

Nome do PT

A deputada Dalva Figueiredo (PT) não foi ontem ao nosso Conexão Brasília, na Diário FM, como havíamos anunciado. Mas ela se comprometeu a estar na proxima edição. A parlamentar cumpre extensa agenda neste fim de semana, seja na capital ou no interior. Ex-governadora, há quem a queira na briga pela Prefeitura de Macapá. Ela toparia?

Na caserna

Por falar no radiofônico Conexão Brasília, repercutiu a entrevista feita com três mulheres que integram as fileiras do Exército Brasileiro. A tenente Júlia Helena e as sargentos Maria Clara e Luciana, lotadas no 34º Batalhão de Infantaria de Selva, ralam igualzinho os homens, com muita malhação, corrida, tiro e voz de comando. Falaram da carreira e da rotina no quartel.

No rádio

Sobre as soldados de batom, elas disseram que apesar de ser a esmagadora minoria, no quartel o ambiente é de muito respeito e ninguém tira gracinha, não. Por sinal elas todas atiram muito bem. O comandante delas, tenente coronel Marcelo Pinheiro, até foi ao estúdio, ontem, tirou fotos e reforçou o profissionalismo das moças e o trabalho diferenciado que fazem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua conosco!

PUBLICIDADE