Página do jornalista amapaense Cleber Barbosa, voltada a difundir notícias, pensamentos, reflexões e atualidades sobre turismo, comportamento, economia, cultura, política e empreendedorismo.


segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A Macapá das flores


Já são visíveis as melhorias no visual da Capital depois que a Prefeitura de Macapá decidiu realizar serviços de paisagismo nas ruas


Ouando a Prefeitura de Macapá decidiu plantar flores e plantas ornamentais em praças, rotatórias e canteiros centrais pela cidade, houe quem achasse que isso era jogar dinheiro fora. Mas o tempo e a aceitação popular se encarregaram de tornar o paisagismo uma conquista da comunidade que agora atua na vigilância permanente para que o sonho não vire um pesadelo. A novidade tem atraído gente da própria cidade e também assegurado um novo visual para os turistas que descobrem os encantos de Macapá.Segundo o engenheiro florestal Eraldo Trindade, atual secretário municipal do Meio Ambiente, o trabalho foi uma cons-trução lenta e gradual do resgate da auto-estima do morador de Macapá. “Hoje recuperamos 30 praças da cidade e estamos implantando ações de pai-sagismo nas rotatórias e canteiros centrais da cidade e o retorno com a opinião pública tem sido algo marcante e gratificante”, diz.Para a dona de casa Angelina da Paixão dos Santos, 55, que adora regar suas plantas, ver a cidade com um visual desses é algo muito especial. “Até parece uma extensão da casa da gente mesmo, porque se vê geralmente é as coisas da rua feias e descuidadas. A nossa cidade está recuperando a sua beleza”, avalia a moradora.Até mesmo os especialistas em turismo recinhecem que os investimentos na melhoria da aparência da cidade contribuem para o incremento do turismo. “Está provado que para o turista visitar uma cidade ela tem que ser boa para o próprio morador”, ensina Paulo Gurgel, empresário e professor de cursos de turismo e hotelaria, e membro da Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo (ABBTur).O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jorge Amanajás (PSDB) fez um pronunciamento no final da semana que passou, ratificando o apoio para o desenvolvimento do turismo e elogiou a atual administração municipal de Macapá pelas iniciativas de dar uma nova cara para a Capital. “E esse é um exemplo que está sendo seguido por ou-tros municípios, que organizam eventos para atrair visitantes e assim aquecer a economia dessas localidades, que precisam estar bem apresentadas para cativar os turistas que por lá passam”, disse o parlamentar.

Um comentário:

  1. Arrumar a cidade é um passo mt importante, aumenta nosso desejo de cuidar, e nosso sentido de pertença.
    Fico feliz em ver q a prefeitura de Macapá faz sua parte na construção( ou reconstrução) de nossa capital!

    ResponderExcluir

Contribua conosco!

PUBLICIDADE