Banner
Opinião

Notas da coluna ARGUMENTOS, quarta-feira, dia 11 de outubro de 2023.

Guerra

Coordenador de Médicos Sem Fronteiras fala em situação catastrófica de civis em Gaza. Os hospitais estão sobrecarregados. O número de feridos é extremamente alto – há um fluxo constante em todos os hospitais da Faixa de Gaza. As equipes médicas estão exaustas, trabalhando sem parar para tratar os feridos. Léo Cans é coordenador de projeto de MSF na Palestina, atualmente baseado em Jerusalém.

Educação

Dias 19 e 20 de outubro, Santana e Mazagão realizam a Conferência Intermunicipal Extraordinária de Educação 2023 (CONIEED), na Escola Municipal Amazonas. Essa edição terá como tema o Plano Nacional de Educação (2024-2034): Política de Estado para a garantia da Educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental.

“Ja começou”

Nas palavras do secretário de Desenvolvimento Rural do Amapá, Kelson Vaz, o planejamento para a 53ª Expofeira Agropecuparia já começou. Foi o que ele disse ontem (10) em entrevista ao nosso programa PONTO DE ENCONTRO, na rádio Diário FM (90.9), quando fez um balanço prévio da exposição deste ano.

Foco

A coluna apurou ainda que ela é preparatória para a Conferência Nacional Extraordinária de Educação (CONAE), que ocorrerá em Brasília. O objetivo é avaliar a execução do Plano Nacional de Educação (PNE) em vigência e subsidiar a elaboração do PNE para o período 2024-2034; contribuir com a identificação dos problemas e necessidades educacionais.

Economia

A última quinzena foi marcada por uma intensa desvalorização da moeda brasileira, movimento que já vem se estendendo há algumas semanas como resposta ao aumento da possibilidade de novas elevações de juros nos Estados Unidos. A bola da vez, como normalmente tem sido, foi o mercado de trabalho gringo, dos Estados Unidos. Um cenário inverso com intensa acomodação da economia americana.

Força do cinema

O empresário amapaense Jack Silva (foto) foi ao rádio falar sobre os preparativos para sua posse como novo integrante do Conselho Superior de Cinema, órgão deliberativo do Ministério da Cultura. “O cinema não morre”, diz.

AS ÚLTIMAS

TEMPO – Como parte das ações do “Amapá 80 Anos”, o Governo do Estado coletou mais de 200 depoimentos para o projeto Cápsula do Tempo, durante a programação da 52ª Expofeira do Amapá, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. As mensagens gravadas nos 10 dias de evento, através de câmera, equipamento de som e uma equipe de produtores audiovisuais, contam com reflexões, de jovens e adultos de várias idades, sobre o Amapá do futuro, que serão divulgadas daqui a 20 anos durante as comemorações do centenário do estado. A iniciativada Secretaria de Estado de Cultura (Secult), é acervo virtual com o material coletado que ajudará a nortear políticas públicas através dos registros.

ARTIGO – O advogado criminalista Leonardo Watermann analisa a situação entre Legislativo e Supremo, no artigo intitulado “Supremo x Senado: de que lado está a Democracia?”, que está postado em nosso Blog nesta quarta-feira. No texto, ele diz que a votação em menos de um minuto demonstra a insatisfação de um país diante da ação de Ministros da Suprema Corte. ‘Quarenta segundos’: este foi o tempo que os membros da CCJ do Senado levaram para aprovar a PEC que limita prazos e decisões individuais (monocráticas) do Supremo Tribunal Federal. “Não me espanta a ação diante do cenário que vivemos, ao qual peço a licença de chamar de Locomotiva Supremo”, diz o especialista.

Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile