Banner
Opinião

Notas da coluna ARGUMENTOS, sexta-feira, dia 17 de novembro de 2023.

.

Cidade

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Semduh), o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), a Defensoria Pública do Estado (DPE-AP) e o Ministério Público Estadual (MP), que integram a Comissão Regional de Conflitos Fundiários do Amapá, realizaram uma visita técnica no Ramal do Cajueiro, no bairro Jardim de Deus. Local foi ocupado irregularmente durante a pandemia.

Economia

A Black Friday está se aproximando marcada para 24 de novembro. A data, que é tradicional nos EUA, no Brasil ganhou força e movimenta a cadeia de geração de empregos do país, nos setores de vendas e logística. Além disso, se tornou também um dos eventos de compras mais esperados do ano tanto para os lojistas quanto para os consumidores.

Malária

O Amapá intensifica as ações de controle e combate à malária nos municípios de Calçoene e Oiapoque. As duas regiões enfrentam aumento no número de casos da doença nas últimas semanas. Uma força-tarefa com vários órgãos do estado, coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).

Números

A pesquisa nacional de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de outubro apresentou que a perspectiva de consumo nos próximos três meses cresceu 0,2% para famílias com renda de até 10 salários-mínimos, Entre os de alta renda (mais de 10 salários-mínimos), podem consumir nos próximos meses +0,5%, também após um setembro estável.

e-Esporte

Com incentivo do Governo do Estado, os principais atletas de e-sports do Amapá disputam até domingo, 19, pela internet, o Amapá Major Pro League 2023, competição virtual que serve de seletiva para a Copa Reis do Norte. Ao todo, 37 atletas se enfrentam em diversas categorias de até cinco modalidades de jogos on-line e offline. O torneio, que distribuirá R$ 10 mil em premiações.

Machado na Paulista

O Itaú Cultural abre no sábado, 18, a Ocupação Machado de Assis e lança a coleção Todos os livros de Machado de Assis. Projeto inédito da Editora Todavia e do Itaú Cultural, a coleção reúne as publicações do mestre Machado.

AS ÚLTIMAS

TRABALHO – Nesta semana, o Ministério do Trabalho e Emprego publicou a Portaria MTE 3.665, de 13/11/2023, que revogou a permissão permanente de trabalho aos domingos e feriados, prevista na Portaria MTP 671/2021, para catorze categorias do comércio. Com a revogação, essas 14 categorias passam a depender de prévia autorização em Convenção Coletiva de Trabalho e de legislação municipal que permita o trabalho nos domingos e feriados. As categorias atingidas pela revogação e que, a partir da publicação da Portaria MTE 3.665/2023, em 14/11, somente podem funcionar em domingos e feriados se autorizadas por Convenção Coletiva de Trabalho e pela legislação do município.

CALOR – A onda de calor que se instalou no Brasil nos últimos meses tem atraído mais consumidores para instalação de sistemas de energia solar em residências e empresas. Preocupados com o aumento no consumo de eletricidade no período e a consequente elevação na conta de luz, os brasileiros passam a optar por sistemas fotovoltaicos nos telhados, em busca de mais conforto térmico, redução na conta de luz e eficiência energética. Somente no mês de setembro deste ano, houve um impulsionamento do consumo de energia em todo o território nacional, que chegou a 68.306 megawatts médios, segundo dados do Operador Nacional do Sistema (ONS).

Compartilhe:

Deixe Seu Comentário abaixo:

Banner Gif Mobile